A implementação do Novo Ensino Médio tem apresentado desafios aos educadores, uma vez que paralelo aos componentes curriculares das áreas de conhecimento, tem-se que trabalhar os itinerários formativos que contemplam Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento, com o objetivo de promover a formação integral do aluno.
Assim é primordial que a equipe escolar esteja apta e preparada a essa nova realidade, onde as eletivas são uma oportunidade de agregar ao currículo do acadêmico e melhorar sua capacidade de aprendizagem. Via de regra, as unidades curriculares eletivas são mais curtas, com duração de apenas um semestre. Enquanto os componentes da formação geral básica e o projeto de vida acompanharão o aluno por toda a jornada do Novo Ensino Médio.
Não existe um método único para o momento da implementação das eletivas e trilhas de aprofundamento, porém é importante escolher com sabedoria quais serão implementadas na escola. Fatores como infraestrutura, profissionais necessários e interesses dos alunos devem ser levados em conta. Assim, é primordial que os professores possam ser instrumentalizados com informações de modo a criar as eletivas e escolher trilhas de aprofundamento, atentando-se aos pontos críticos que fazem parte do universo escolar e os alunos possam usufruir de melhor forma das propostas ofertadas a cada semestre.