COMISSÃO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA)

Apresentação

Promovendo inclusão no ensino superior

Comissão de Inclusão e Acessibilidade visa eliminar barreiras físicas, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão deve garantir o acesso ao sistema educacional inclusivo em todos os níveis e pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social.

A Comissão de Inclusão e Acessibilidade com a finalidade de institucionalizar ações de política de acessibilidade e inclusão na educação superior, se estrutura com base nos seguintes eixos:

  • Infraestrutura - os projetos arquitetônicos e urbanísticos do UNITPAC serão concebidas e implementados, atendendo os princípios do desenho universal;
  • Currículo, comunicação e informação – a garantia de pleno acesso, participação e aprendizagem das pessoas com deficiência, por meio da disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, de recursos e equipamentos de tecnologia assistiva e de serviços de guia-intérprete e de tradutores e intérpretes de Libras;
  • Programas de extensão - a participação da comunidade nos projetos de extensão será assegurada a todos, por meio da efetivação dos requisitos de acessibilidade, disseminando conceitos e práticas de acessibilidade por intermédio de diversas ações extensionistas, caracterizando um compromisso institucional com a sociedade inclusiva;
  • Programas de iniciação à pesquisa científica - o desenvolvimento da iniciação científica, abrangendo as inúmeras áreas do conhecimento, para contribuir para o avanço da inclusão social das pessoas com deficiência, fundamentado no princípio da transversalidade, do desenho universal e no reconhecimento e valorização da diferença humana, compreendendo a condição de deficiência como característica individual.
São ações da Comissão de Inclusão e Acessibilidade:
  • Adequação arquitetônica ou estrutural de toda infraestrutura institucional;
  • Adequação de sanitários, alargamento de portas e vias de acesso, construção de rampas, instalação de corrimão e colocação de sinalização tátil e visual, quando e sempre que necessário;
  • Aquisição de mobiliário acessível, cadeira de rodas e demais recursos de tecnologia assistiva (recursos de informática tais como softwares específicos, teclados em Braille, fones de ouvido, etc.);
  • Formação de profissionais para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e para o uso dos recursos de tecnologia assistiva, da Língua brasileira de Sinais - Libras, outros códigos e linguagens.
  • Condições de acesso e utilização de todos os ambientes ou compartimentos para pessoas com necessidades especiais, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, instalações desportivas, laboratórios, áreas de lazer e sanitários, etc.;
  • Ampliação do conhecimento sobre o tema, motivando intensas reflexões e debates entre professores para propor medidas que extrapolam a dimensão arquitetônica e abrangem o campo legal, curricular, das práticas avaliativas, metodológicas, dentre outras;
  • Disseminação da informação e sensibilização da comunidade acadêmica para o desenvolvimento da educação inclusiva, dando consequência aos dispositivos legais, às orientações dos organismos internacionais e à política de democratização do ensino instituída pelo governo federal.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

Equipe CIA

Membros do NAI

  • Coordenador NED - José Leandro Felizardo Silva
  • Coordenador de Pesquisa e Extensão - Nicolas Oliveira Araujo
  • Representante Técnico Administrativo - Bianca Alves Gomes
  • Representante Docente - Rosâgela de Oliveira Siede
  • Psicopedagogo - Jose Ronaldo Ferreira Pereira Gomes
  • Membro discente - Ângela Victoria Alves de Almeida

Documentos
Legislação
CONHEÇA AS PRINCIPAIS LEIS BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE QUE ESTÃO EM VIGOR ATUALMENTE

DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 – Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.

DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 – Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005 – Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.

LEI Nº 10.845, DE 5 DE MARÇO DE 2004 – Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, e dá outras providências.

LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

LEI Nº 13.409, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2016 – Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.

PORTARIA Nº 1.117, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018 – Altera a Portaria Normativa MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012, e a Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012.

PORTARIA NORMATIVA Nº 14, DE 24 DE ABRIL DE 2007 – Dispõe sobre a criação do “Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior”.

Serviços

Solicitação de serviço ou atendimento, através do e-mail.

Calendário Inclusivo