ODONTOLIBRAS UNITPAC

Durante as últimas décadas a preocupação com a inserção social dos grupos vulneráveis tornou-se mais habitual, no Brasil. Dentre esses grupos, as pessoas com algum tipo de deficiência enfrentam dificuldade para realizar algumas atividades da vida diária e para usufruir de bens e serviços de saúde. A pessoa surda vivencia um grave problema sensorial que resulta em dificuldade de comunicação através da linguagem oral tradicional, gerando a necessidade do desenvolvimento de habilidades em outro canal de expressão, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Essas pessoas formam, linguística e culturalmente, um grupo minoritário, no entanto, grande parte dos cursos de saúde desconsidera essa faceta social, enfocando a deficiência auditiva apenas no âmbito da patologia. Essa situação chama a atenção para a necessidade do desenvolvimento de estratégias que assegurem a comunicação do surdo com a sociedade plural e, especialmente, com os profissionais de saúde. Tendo esses pontos em vista, o projeto ODONTOLIBRAS UNITPAC visa transmitir os principais sinais de LIBRAS e a melhor forma do acadêmico de Odontologia se comunicar com o paciente que faz uso dessa linguagem.

Nos dias 11/03/2021 de 14h às 16h e 12/03/2021 de 16h às 18h serão realizadas palestras online, através da plataforma de reuniões Zoom, pela Profª Thawana Pires Silva, para todos os acadêmicos de odontologia que tiverem interesse, de forma gratuita. O primeiro dia terá como tema “A inclusão do paciente surdo no atendimento odontológico” e no segundo “Odontologia Inclusiva: comunicação com o paciente surdo através das Libras”.

Nenhuma galeria encontrada.