O modelo de simulação da ONU é um evento acadêmico, onde os discentes participantes atuam como diplomatas/delegados representando países dentro do cenário politico. Cada delegação utilizará suas técnicas de oratória, negociação, argumentação e análise critica para comunicar o interesse e ponto de vista do Estado representado dentro da temática proposta, que será "RÚSSIA X UCRÂNIA: da tensão ao conflito armado e seus desdobramentos".
A simulação prepara os discentes para serem cidadãos globais e faz com que busquem soluções para desafios globais, atuando como verdadeiros diplomatas. No caso deste evento, a simulação será do Conselho de Segurança da ONU, com debate entre os países que o compõem na atualidade.
A turma está dividida em comitê de imprensa, delegações e mesa diretiva, de modo que estarão todos engajados diretamente no projeto, levando-os a acompanhar diariamente o cenário internacional com atenção e argúcia.
O comitê de imprensa terá a tarefa importante e interessante de preparar materiais de áudio e vídeo como meio de divulgação do evento e preparação do público que participará. Enquanto isso, os demais preparam-se para oferecer o melhor sobre o assunto ao público ouvinte.
Valdir da Silva Bezerra
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia). Membro do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP em assuntos sobre Ásia (NUPRI-GEASIA). Membro do Grupo de Estudos Sobre os BRICS da USP (GEBRICS) Artigos publicados pelo autor incluem sobretudo temas referentes à Política Doméstica e Externa da Federação Russa, bem como sobre Política Externa Brasileira.
Paula Pereira
36 anos, jornalista de formação e vive com o marido ucraniano em Odessa, na Ucrânia, desde outubro de 2020. Escreve crônicas do cotidiano no Blog “Viajando nos 30”. Realiza trabalhos como modelo em Odessa.