Notícias
Pedagogia

Acadêmicos de Administração doaram livros

Compartilhe

A responsabilidade social precisa ser sentida, vivenciada na prática. Claro que a teoria e as aulas são importantes, mas somente entrando em contato com a realidade é possível gerar conscientização e debates relevantes para o futuro da sociedade e para a formação de melhores profissionais.
A comunidade Vida Nova é uma entidade que recebe e trata dependentes químicos em Araguaína. Com muita dedicação, amor, espiritualidade e trabalho voluntário já abriram três turmas e devolveram a sociedade 36 pessoas plenamente recuperadas, com um percentual de quase 70% de recuperação dos adictos.
Todas as visitas que acadêmicos de Administração realizaram a Comunidade Vida Nova são marcada pela emoção. Além de conhecer a organização do local, tem contato com relatos de duras histórias de vida, de sofrimento e, também, histórias de muita esperança e de superação. Mas o último sábado foi diferente, foi muito especial, reservou uma grande surpresa que certamente tocou o coração de todos os estudantes que participaram da visita.
Os acadêmicos organizaram salgados e refrigerante para compartilhar um lanche com a equipe da Comunidade Vida Nova e os adictos em recuperação. Também doariam cerca de 200 livros para a biblioteca da entidade. Mas havia outra programação que seria realizada naquela tarde, um evento que certamente os estudantes jamais esquecerão.
A Comunidade acolheu há cinco meses um jovem que consumia drogas desde os 10 anos de idade. Estava anteriormente, há seis anos, morando na feirinha, usando principalmente crack. O seu tratamento está indo muito bem, ele evoluiu, a saúde melhorou e tem sido um exemplo para todos. Acontece que este menino não teve infância, não vivenciou o que uma criança precisa vivenciar, pelo ambiente e pelo vício.
Suely Dias Brito, Pedagoga formada no ITPAC, que trabalha no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS – e Carmem Pinheiro Dutra, responsáveis por colocar o garoto e acompanhá-lo na CT Vida Nova, ao saber que ele nunca havia ganhado uma festa de aniversário, resolveram correr atrás de parceiros e organizar esta grande surpresa.
Com muitas doações, participação de familiares e pessoas ligadas a CT Vida Nova, a festa surpresa para o menino foi realizada na tarde do último sábado, dia 04 de junho. Era impossível não emocionar-se com o momento, a sua chegada com os olhos marejados de lágrimas, um sorriso enorme estampado no rosto e com todas as pessoas aplaudindo forte aquele garoto que está recomeçando a sua história.
Muito choro, discursos emocionados e abraços marcaram aquela tarde.
Comunidade Vida Nova, somos gratos por mais esta oportunidade de aprendizado. Eu, Marcelo Trilha Muniz, professor da disciplina de Responsabilidade Social e os estudantes do 4º período do curso de Administração do ITPAC, jamais esqueceremos esta experiência sobre pessoas que se recuperam e sobre seres humanos maravilhosos que dedicam o seu tempo e o seu amor ao próximo.
Agradecemos ao professor Batista, Wagner Enoque, Nélio Pinheiro e ao Pastor Samuel Sousa pela recepção e parabenizamos mais uma vez toda a equipe do CT Vida Nova pelo belíssimo trabalho.

Nenhuma galeria disponível.