20/8/2018
Compartilhe
No início deste 2º semestre de 2018, durante o estágio curricular supervisionado em uma das alas (ALA B) do Hospital Regional de Araguaína, os acadêmicos da turma do 8º período do curso de Enfermagem, puderam perceber o anseio dos profissionais de Enfermagem daquele setor, por constante atualização, porém, muitos justificam que tem dificuldade em participar de capacitações fora do seu horário de trabalho. Foi então sugerido, pela supervisora de estágio, Sandra Helena, a realização de micro-aulas para os profissionais de Enfermagem, ministradas pelos próprios acadêmicos com duração máxima de 20 minutos com temas escolhidos pelos próprios profissionais: Novas tecnologias em curativos, antibióticos de última geração e dua forma de administração, cálculo de gotejamento de soluções e Interações medicamentosas.
Os acadêmicos, organizados em duplas, ministraram as micro-aulas nos dias 15,16 e 17 de agosto visando atender a três equipes diferentes entre Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem e o local das aulas foi no próprio Hospital na sala de reuniões do UNITPAC. Para alcançar a atenção dos profissionais, os acadêmicos utilizaram metodologias como "rodas de conversa", "Brain Storming", demonstração e aula expositiva usando variados recursos audiovisuais. Os profissionais focaram muito satisfeitos com a metodologia adotada pelos acadêmicos, pois, os temas foram abordados de forma dinâmica e rápida sem prejuízos a sua jornada contínua. Ao final das micro aulas os acadêmicos ofereceram brindes e um rápido cofeebreak, o interesse pela prática educativa no contexto hospitalar com propostas inovadoras no âmbito da educação permanente em saúde com base nas metodologias ativas de Ensino e por fim o estreitamento das relações interpessoais entre os acadêmicos da IES e os profissionais de Enfermagem do Hospital Regional de Araguaína.