Atitude Certa em campanha contra o alcoolismo
23/11/2006
Compartilhe
Com o objetivo de atingir cerca de 4000 jovens estudantes das 7º e 8º séries de escolas de Araguaína, a ONG Atitude Certa, em parceria com o ITPAC, vem realizando palestras que abordam os malefícios do consumo excessivo de álcool etílico.
Segundo estudos, o consumo de bebidas alcoólicas inicia geralmente na faixa de 10 a 12 anos de idade nas crianças, por isso a relevância de dialogar e debater o assunto com os jovens nesta fase.
A Campanha de Prevenção e Combate ao Uso Abusivo de Álcool Etílico, que encerra no dia 30 de novembro de 2006, apresenta palestras proferidas por alunos do 4º, 5º e 6º períodos do Curso de Medicina do ITPAC, que fizeram uma preparação especial para realizar as atividades previstas.
A campanha é coordenada pelo Prof. Dr. José Geraldo Rigotti de Faria, responsável pelas disciplinas de Patologia do Curso de Medicina do ITPAC e, também, Diretor Presidente da Associação Atitude Certa.
· Pesquisas demonstram que, entre estudantes adolescentes de primeiro e segundo graus, o álcool é consumido por 65% dos alunos, sendo que 50% iniciaram o uso entre 10 e 12 anos de idade.
· O uso abusivo de álcool etílico é um grave problema de saúde pública em nosso país, estando claramente associado a graves conseqüências agudas e crônicas.
· Dentre as agudas, destacam-se a embriaguez (responsável por acidentes de trânsito e episódios de violência, incluindo homicídios) e doenças como a hepatite e a pancreatite.
· O uso abusivo de álcool etílico é responsável por 70% das mortes violentas e por 60% dos acidentes de trânsito e de trabalho.
· Dentre as crônicas, destacam-se o alcoolismo (quadro de dependência) e doenças como a cirrose hepática e problemas cardíacos.
· O uso nocivo, para homens, é qualquer ingestão diária, não cumulativa, maior do que 2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho ou 1 dose de whisky. Para mulheres, a ingestão máxima diária é a metade da dose para os homens.
· Dentre as vantagens de não se consumir álcool etílico, podemos destacar: melhor desempenho no estudo, melhor resultado no trabalho, melhor relacionamento com os amigos e a família, utilização mais adequada do dinheiro, melhores condições de saúde, ausência de "ressaca" e maior segurança ao diri