Notícias
Ciências Contábeis

Contabilidade, cultura e meio ambiente

Compartilhe

Os três primeiros meses de 2016 quebraram recordes de temperatura, os termômetros registraram valores 1,07ºC mais altos do que a média global calculada ao longo século passado. O cenário observado apenas no início de 2016 é alarmante principalmente, porque 2015 havia sido considerado o ano mais quente da história, com consequências severas para o meio ambiente, a alimentação, a segurança de toda a humanidade, incluindo impactos drásticos na produção agropecuária e economias locais. As emissões de GEE - Gases de Efeito estufa ultrapassas as 400 ppm (parte por milhão)
O Tocantins vem registrando uma perda considerável de cobertura vegetal nativa. No extremo noroeste do estado, as áreas de floresta amazônica foram dizimadas a ponto de restar hoje em dia, menos de 20% da sua cobertura original, e apenas seis fragmentos florestais com mais de 15.000 hectares. Nesta região bem como em Araguaína não existe NENHUMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL, ainda que estudos encomendados pelo próprio estado recomendaram a criação dessas áreas protegidas na região há mais de 10 anos. Além da perda de biodiversidade, o desmatamento na região tem provocado à extinção local de algumas espécies, o que é um indício explícito do elevado nível de degradação ambiental.
Para chamar atenção sobre problemas ambientais e vésperas do DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, os acadêmicos do 5º período do Curso de Ciências Contábeis, realizaram mais uma apresentação do “Intervalo Contábil” projeto de extensão que visa promover ações de Responsabilidade Social do ITPAC, especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
O evento foi uma iniciativa do Coordenador do Curso Prof. Geovane Pereira, que nesta etapa foi coordenada pela Prof.ª Luciana Sardeiro.
Os alunos apresentaram músicas no estilo voz e violão com temática ambiental, tais como “Xote Ecológico” de Luiz Gonzaga, além de exibirem vídeo elaborado pelos graduandos e distribuírem mudas de plantas nativas.
Os vocais foram comandados pelos talentosos William Barbosa da Silva e Luciana Alves de Andrade e o violão por Lucas Venicius Costa de Morais. Os acadêmicos da turma envolveram-se e mostraram entusiasmo ao abordar o tema.

Nenhuma galeria disponível.