A empresa Fusermann recebeu a visita do representante da Comissão Européia no Brasil.
29/7/2009
Compartilhe
Dr. Nicolau Carvalho Esteves investe em Biocombustível e se destaca no cenário nacional
A empresa Fusermann recebeu a visita do representante da Comissão Européia no Brasil, o embaixador João José Soares Pacheco
Barbacena,28 de Julho de 2009
O embaixador João José Soares Pacheco veio a Minas Gerais ontem, 27/07 para conhecer a cultura de Pinhão Manso (Jatropha) - leguminosa de fácil cultivo e matéria prima para a fabricação de biocombustível. A visita começou em Belo Horizonte aos órgãos tecnológicos ligados ao setor e ao Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal.
Após almoço com a direção do INDI, (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) o embaixador acompanhado de Angel Landabaso (Conselheiro da Comissão Européia) e do professor José Geraldo Chaves, assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia foram recebidos pela diretoria da Fusermann em Barbacena nas pessoas do Diretor Presidente Nicolau Carvalho Esteves e do Diretor Executivo Luciano Piovesan Leme. Participaram também, como convidados, os executivos: Paulus Figueiredo, Manager Jet Fuel da TAM S.A e Rafael Abud da Jatrophabr, empresa de projetos na área de biocombustíveis.
A comitiva visitou, na região do bairro Grogotó, uma área de cultivo de Pinhão Manso da Sociedade São Miguel Arcanjo, as instalações da Fusermann na BR-040. No escritório da empresa, foi recepcionada também pela Prefeita Municipal, Danuza Bias Fortes Carneiro, acompanhada dos Secretários: Pedro Carneiro, Eduardo Carvalho, João Sad, Osvaldo Fernandes Pereira Júnior, Sebastião Alvim e dos assessores: Sebastião Pereira de Assis e Sandra Bongratz
Na oportunidade, o Diretor Presidente da Fusermann fez uma apresentação da empresa usando processo multimídia, onde enfatizou o momento atual focado na industrialização de óleo de amendoim, que é exportado para Europa, o produto secundário, denominado Torta de Amendoim - empregado na alimentação animal, bem como os planos de investimento na ampliação da planta da fábrica. Também, com muita propriedade, o Diretor Piovesan, que é Zootecnista mostrou e falou do programa de estudos e alternativas no cultivo do Pinhão Manso em diversas regiões do Brasil, enfatizando suas características de adaptação com outras culturas. A sua palestra, deixou os visitantes impressionados com o trabalho técnico-científico da Fusermann, hoje uma realidade até para pequenos agricultores e um seguimento que mostra crescimento na busca de alternativas energéticas para o futuro.
A vista foi encerrada com um jantar, oferecido pela Fusermann no Master Plaza Hotel. Hoje, a comitiva visita a cidade de Viçosa com endereço certo, a Universidade Federal de Viçosa, considerada um celeiro de estudos de alternativas energéticas para o Brasil e o mundo.
Link: Clique aqui.