Aleitamento Materno
13/9/2022
Compartilhe
No dia 23/08/2022 as 08:30 da manhã foi realizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Gomes Marinho uma palestra com dinâmicas sobre o aleitamento materno e suporte básico de vida ao bebê com a manobra de Heimlich , técnica essa utilizada em primeiros socorros em casos de emergência. O público alvo foram gestantes, puérperas, mães e pais com filhos de até 5 anos de idade, totalizando no total 25 participantes. O mês de agosto é conhecido como agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Essa é uma ação do agosto dourado que visa a importância do aleitamento materno, visto que essa é a estratégia que, isoladamente mais contribui para a diminuição da mortalidade infantil em todo o mundo, pois é a amamentação que proporcionará segurança alimentar às crianças desde o início da vida, prevenindo infecções. O leite materno pode reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
A palestra abordou temas como: Importância do leite materno, benefícios do aleitamento materno para mãe, bebê e sociedade, a inoperância do aleitamento exclusivo até 6 meses de idade e aleitamento complementar até os 2 anos de idade, como tratar e evitar complicações como: Fissuras mamárias, o ingurgitamento e a mastite, a técnica correta quanto a posição da mãe quanto a pega correta e a demonstração da manobra de Heimlich em bebês.
Preceptora: Luciana A. Costa
Acadêmicas: Beatriz Sales, Iana Meira Brito, Francyellen Santos, Roseane Rocha e Vitoria Lima.