26/11/2018
Compartilhe
O time "Olá Rancho" formado por integrantes dos cursos de Agronomia, Sistemas de Informação e Engenharia de produção do UNITPAC Araguaína obteve a primeira colocação na quinta edição do Palmas Startup Weekend, que foi realizado nos dias 23, 24 e 25/11/2018, com o tema AgroTech.
O evento, que é realizado em 54 horas contínuas de trabalho, teve como objetivo a criação de um negócio inovador voltado para solução de problemas reais do agronegócio. Durante a jornada da equipe foram aplicadas as mais modernas ferramentas de validação, modelamento, desenvolvimento ágil e prototipagem de soluções. Tendo como tema central o agro negócio, o evento recebeu apoio expressivo de pesquisadores da Embrapa que além de realizar palestras iniciais com conteúdo de alto nível ajudaram as equipes com orientações especializadas. Houve ainda participação de empreendedores, consultores do SEBRAE e professores de Instituições de ensino Superior que ofertaram mentoria nas áreas de negócio, marketing e desenvolvimento de software dentre outras.
A solução desenvolvida pela equipe do Unitpac tem como foco aprimorar a experiência das pessoas que compram e vendem produtos hortifrutigranjeiros nas feiras livres. Aproximando fornecedores e clientes da mesma região e oferendo diversas formas de pagamento, a plataforma web-mobile promoveu o engajamento de diversas pessoas e despertou grande interesse de agentes públicos.
Segundo o professor Romualdo Fonseca, do curso de engenharia de produção, essa iniciativa contribui de forma expressiva para formação de profissionais alinhados com as novas demandas do mercado e estimula o desenvolvimento constante do corpo docente. "Foi muito gratificante ver acadêmicos e professor trabalhando em equipe, de forma articulada e realmente aplicando seus conhecimentos, habilidades e valores de forma transdisciplinar. A maior conquista da equipe foi a superação dos desafios encontrados na jornada. Agora vamos buscar apoio para transformar nosso projeto em uma ferramente que pode revolucionar os negócios dos pequenos produtores e comerciantes de produtos agropecuários." Destacou o professor.
Essa participação recebeu amplo apoio da reitoria do UNITPAC, das coordenações de curso das engenharias e agronomia e integra um conjunto maior de iniciativas que promovem o empreendedorismo, a inovação e tecnologia, capitaneadas pelo PEQUITEC e pela Fundação Nicolau Esteves.