FIES
2/9/2008
Compartilhe
FIES pode ser estendido para Pós-Graduação
O Ministro da Educação Fernando Haddad propôs nesta segunda-feira (1º) mudanças no programa de Financiamento Estudantil (Fies). Em entrevista ao programa Painel RBS, Haddad, defendeu a extensão do financiamento para cursos de mestrado e doutorado.
O ministro também propôs o pagamento facilitado da dívida para estudantes que optarem por carreiras do magistério. "Os professores poderiam pagar trabalhando em escolas públicas", afirmou o ministro.
Haddad afirmou que os cursos à distância serão avaliados pelo ministério, a exemplo dos cursos de direito, que fecharam vagas. "A avaliação dos cursos de direito resultou no fechamento de 25 mil vagas em cursos que não tinham qualidade adequada", disse.
Mudanças no Enem
O ministro também confirmou as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciadas pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, ao G1.
A intenção é que as provas possam fornecer uma nota que seja comparada de um ano para o outro. "Esse instrumento permite um diagnóstico do ensino médio, mas ainda não podemos avaliar os resultados de um ano para o outro", explicou Haddad. O ministro também comemorou a participação recorde deste ano no Enem, que teve mais de quatro milhões de inscritos.
Link: Clique aqui.