25/10/2016
Compartilhe
O PROJETO GELOTECA, já existe em algumas cidades brasileiras.
O projeto é simples, criativo e inovador: trata-se de utilizar uma geladeira velha, customizada para chamar a atenção das pessoas e quando aberta, disponibiliza livros diversificados recebidos por doação.
As pessoas podem retirar, trocar, ler, doar, devolver....
A única regra é retornar o livro à geladeira depois que encerrar a leitura.
Em Araguaína, foi uma iniciativa de professora Maria José Rodrigues de Andrade Palacios, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do ITPAC, que aplicou a ideia como projeto de extensão e realizou com os acadêmicos do 10º período de Direito da FAHESA ITPAC, na disciplina de Estágio Orientado IV.
Por meio da interdisciplinaridade, abordou várias áreas como: Cidadania (Direito Constitucional), Informação, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Reciclagem.
A atividade trabalhada com os alunos foi de “produzir as geladeiras” bem como de conseguir “doação de livros usados”, e com isso oferecer o acesso a informação à comunidade, mediante o estímulo à leitura.
A atividade teve início no dia do professor (15/10/2016), quando 60 alunos, junto com a referida professora, grafitaram 12 geladeiras; geladeiras essas que estão expostas no Espaço Cultural do ITPAC até 30/10/2016, todas recheadas de livros de diversas áreas: técnica, didática, religiosa, auto ajuda, infantil, culinária, etc.
Após essa data, uma geladeira ficará permanente no Espaço Cultural do ITPAC, outra ficará no NPJ/ITPAC, e as demais serão levadas para lugares públicos com grande circulação de pessoas, como o parque SIMBA, praças, paradas de ônibus, etc.
Os alunos se envolveram de forma comprometida e muito carinhosa, e de início conseguiram cerca de 1000 livros.
O objetivo da atividade aplicada com os alunos, foi de trabalhar a consciência humana, de olhar o próximo com outro olhar... despertar nos jovens acadêmicos a responsabilidade que eles têm enquanto “profissionais”, e o quanto podem modificar para melhor, o meio onde vivem e a vida das pessoas, transformando aquilo que certamente iria o lixo em algo útil e belo.
Já o objetivo que se espera do público alvo, além da informação e do estímulo à leitura, é acreditar na honestidade das pessoas, que levarão os livros, devolverão após a leitura, ou trarão outros em substituição, sem qualquer tipo de fiscalização.
Qualquer pessoa que quiser doar algum livro que já leu, poderá “alimentar” as geladeiras que estão no Espaço Cultural do ITPAC até o dia 30/10/2016, ou no NPJ ITPAC. Após essa data, o “abastecimento” poderá ocorrer em qualquer lugar onde as geladeiras se encontrem.