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I campeonato de Dodge Ball do ITPAC

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I campeonato de Dodge Ball do ITPAC
(queimada)

 R$ 600,00 REAIS EM PRÊMIOS
 INSCRIÇÕES DE 21 A 30 DE SETEMBRO
 LOCAL: BIBLIOTECA (GILSON OU RICARDO DAS 08h às 18h)
 VALOR: 20 REAIS

 PREMIAÇÃO:

300 REAIS 1º LUGAR + TROFÉU
200 REAIS 2º LUGAR + MEDALHAS
100 REAIS 3º LUGAR + MEDALHASCERTIFICADO DE 8 (OITO HORAS)

        O dodge Ball se assemelha muito com a convencional queimada, jogo bastante praticado por crianças e adolescentes no mundo inteiro, mas atualmente essa modalidade vem sofrendo modificações e ganhando novos adeptos.
        O esporte é bastante praticado nos Estados Unidos. Dodgeball é realmente um esporte legítimo, contém um conjunto com regras e um campeonato adulto oficial da liga, o NADA (National Amateur dodgeball Association). É um jogo simples de ser praticado não precisa ser um atleta de alto nível para joga-lo, qualquer pessoa se adapta rápido a modalidade.
        O intuito do projeto é a inclusão dos academicos da FAHESA/ITPAC, do curso de Educação Física, na prática do lazer e do esporte universitário, conseguindo assim, promover avanços teóricos e acadêmicos, na busca por propostas inclusivas e cooperativas na Educação Física (EF).

Organização: Gilson Pereira Lima e Ricardo Kendy Kishibe - Acadêmicos de Educação Física do ITPAC

REGULAMENTO

1. A quadra de jogo

    1.1. A área de jogo será demarcada com cones.
    1.2. A dimensão da quadra de jogo constitui um retângulo medindo 18x9 m, circundada por uma zona livre com no mínimo de 3m de largura em todos os lados que circundam o retângulo.
    1.3. A quadra será dividida por uma linha central.
    1.4. Duas linhas laterais de lado delimitam a área de substituição durante a partida, a mesma com 2m, para cada equipe, próximas a mesa de marcação do anotado.
    1.5. A quadra contara com duas linhas externas de ataque ( opcional), complementando o tamanho da quadra de jogo para 24x12m.

2. Arbitragem
    2.1. A arbitragem será composta por 4 (quatros) árbitros, sendo 1 árbitro central e 3 auxiliares posicionados em diagonal controlando as linhas laterais. O árbitro central tem o controle da bola vermelha a qual será detalhada nas disposições das regras da partida nas linhas abaixo; a equipe contará com um mesário (anotador); a qual tem função de controlar o número de queimados, tempo de partida, tempo técnico, horário de entrada da bola vermelha e penalização.
    2.2. Os juizes de linha desempenham as funções, usando bandeiras para sinalizar:
        a) quando o jogador sair da área de jogo;
        b) conduta antidesportiva;
        c) quando o atleta for queimado.
    2.3. O árbitro central tem as mesmas responsabilidades dos demais, mas é o único com o poder de colocar a bola vermelha em jogo, é o único que pode paralizar a partida:
        a) pedido de tempo;
        b) expulsão;
        c) advertências.
    2.4. O anotador tem a responsabilidade de marcar os números de atletas queimados, sinalizar pedido de tempo, colher as assinaturas dos atletas para a súmula e cronometrar o tempo da partida.

3. Uniformes e acessórios.
    3.1. os uniformes são padronizados com números de 1 (um) a 8 (oito), os mesmos podem ser personalizados sem que danifique a identificação (numeração).
    3.2. É obrigatório o uso de tênis, calça tectel (malha), short, sendo proibido o uso de jeans.
    3.3. É permitido usar luvas, faixas, tocas, bonés.
    3.4. É proibido o uso de utensílios como: piercing, óculos, pulseiras, brincos.

4. Condutas dos atletas.
    4.1. Condutas incorretas realizadas por um membro da equipe em relação aos oficiais, adversários, membros da mesma equipe ou espectadores serão classificados em 3 (três) categorias, de acordo com a gravidades da ofensa;
        a) Rude: ação contraria as boas maneiras, princípios morais ou que expresse desrespeito;
        b) Ofensiva: difamação ou insulto com palavras e gestos;
        c) agressão: ataque físico ou tentativa de agressão.

5. Penalidades
    5.1. No caso da rude: cartão amarelo. Ofensiva: cartão vermelho (expulsão) e 1 (um) ponto do adversário. Agressão: cartão vermelho (expulsão e suspensão de uma partida), eliminação da equipe sujeita a sanções da comissão disciplinar do torneio.
    5.2. O atleta penalizado pelos quesitos b e c do artigo 4, será ser julgado por uma comissão disciplinar, composta por três (3) integrantes. (Ricardo Kendy, Gilson Pereira Lima e Joaquim Nunes). Este mesmo quesito serve para a equipe, a qual poderá ser eliminado da competição.
    5.3. A equipe poderá recorrer em casos de desvios de condutas descritos no artigo quatro (4), no prazo de 2 horas.

6. Material
    6.1. Bolas de borracha e cones.

7. Ato da Inscrição
    7.1. A inscrição é a camisa da equipe devidamente composta com todas atribuições do regulamento.
    7.2. Cada equipe pode inscrever: 1 (um) técnico e 8 (oito) jogadores, e o mínimo 6 (seis) jogadores.
    7.3. O técnico é isento da taxa de inscrição.

8. O jogo
    8.1. O tempo de jogo corresponde a dois períodos de 5 (cinco minutos) e intervalo de 1 (um) minuto. O jogo pode terminar antes do tempo estipulado (no caso de 6 (seis) atletas queimados corresponde a seis pontos)
    8.2. A pontuação máxima é seis pontos (seis atletas queimados), no caso de empate a partida será decidida em morte súbita onde a 1º (primeira) equipe que conseguir queimar um adversário é a vencedora.
    8.3. É considerado ponto (queimado), o jogador que não conseguir segurar a bola, a mesma não pode tocar o piso de jogo antes de tocar o adversário, caso aconteça não é considerado queimado o atleta tocado pela bola.
    8.4. Os jogadores que segurarem a bola poderão anular um ponto sofrido e recuperar um jogador queimado, exceto os queimados pela bola vermelha e expulsos.
    8.5. A bola vermelha entrará em jogo aos 2(dois) minutos de ambos os tempos e saíra após um minuto (dentro da partida) a entrada da bola será anunciada com uma sinalização, a mesma corresponde a 1(uma) bola extra que deverá ser conquistada na linha central. A mesma não poderá ser segurada.
    8.6. O atleta queimado com a bola vermelha não poderá entrar mesmo que sua equipe consiga segurar a bola, a equipe fica com status de 7 (sete) jogadores. A bola vermelha pode ser colocada em jogo na prorrogação ou não. Caso colocada será de surpresa com sinalização.
    8.7. O jogador que substituir o atleta queimado poderá decidir no campo de jogo ou não linhas de ataque que corresponde as linhas extras da sua área de jogo que corresponde a 3m de largura, não podendo entrar na convencional e não poderá sair da mesma.
    8.8. O atleta queimado estará fora da partida sendo 1 (um) ponto para a equipe adversária. O queimado poderá retornar a partida quando outro atleta da sua equipe segurar a bola, em caso da expulsão ou queimado pela bola vermelha não é permitido a entrada novamente na partida.
    8.9. Não será permitido a equipe ficar segurando o resultado (por exemplo ficar com a pose da bola sem atacar o adversário), a mesma será advertida com a troca de posse da bola, em reincidência será penalizada com a perda da posse da mesma e o adversário terá direito de recuperar o jogador que foi queimado anulando uma pontuação da outra equipe exceto em caso da expulsão e queimado pela bola vermelha.
    8.10. As substituições podem ser feitas no decorrer da partida sem pausa, mas o atleta que adentrar na quadra deverá avisar ao árbitro central, nos casos de contusão a partida é parada.
    8.11. O número mínimo de atletas durante a partida é de 1 (um) e o máximo é de 6 (seis).
    8.12. O banco de reservas é constituído por 2 (dois atletas), mas o técnico devidamente inscrito, não é permitido a permanência de outras pessoas ao banco, pois o mesmo é restrito aos atletas e ao técnico.
    8.13. Os jogadores com cartão amarelo passam para a próxima fase com status de cartão zerado, com exceção dos jogadores expulsos (deverão cumprir suspensão automática de uma partida).
    8.14. Os são sujeitos a sanções do árbitro mesmo fora da partida.

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