Notícias
Curso de Administração UNITPAC

I Copa ITPAC de Futsal

Compartilhe

Seu próximo desafio já tem hora e data marcada!!!
I Copa ITPAC de Futsal
Seletiva Pré-Olímpica
Os melhores classificados já tem vaga nas olimpíadas universitárias.

Início: 07 de março
Valor: 120 Reais
Final: 01 De Abril

Inscrições de 18 de fevereiro a 03 de março de 2009
VAGAS LIMITADAS (20 EQUIPES).
VALOR: 120 REAIS

Local: Biblioteca (Gilson. Das 08:00 às 18:00h)
7º Período de Educação Física (Alexsandre. Das 19:00 às 21:00 h)

700 reais em premiação:
1ª lugar 500 reais + troféu e medalhas
2ªlugar 200 reais + troféu e medalhas
3ª lugar troféu e medalhas

Jogos nos finais de semana:
Sábado (das 13:00 às 21:00h )
Domingos (das 08:00 às 18:00h).



REGRAS DO CAMPEONATO

1. Local para o representante:
        A quadra deverá dispor, obrigatoriamente, em lugar central e inteiramente inacessível aos assistentes, de mesa e cadeiras para que o representante da entidade, o anotador e o cronometrista possam exercer com segurança e tranqüilidade suas funções.

2. Local para os atletas reservas e comissão técnica:
        A quadra dispõe de locais privativos e adequados, situados a margem das linhas laterais ou de fundo, inacessível aos assistentes, onde ficarão sentados os atletas reservas, técnico ou treinador, massagista, médico e preparador físico das equipes disputantes, próximo a mesa de anotações e da zona de substituições e cada equipe ficará ocupando o banco colocado ao lado da meia quadra onde a equipe estará defendendo e guardará, obrigatoriamente uma distância nunca inferior a 3 (três) metros de cada lado da mesa.
        Observação: todos com identificação através de crachás, insento somente os atletas devido ao uniforme, não será permitida a permanência de pessoas que não fazem parte da comissão técnica.

3. Placar ou Mostrador:
        A quadra possuirá, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade para o público e para equipe e para equipe da arbitragem, placar ou mostrador onde serão afixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro eletrônico para controle do tempo de jogo.

4. Numero de atletas:
        4.1 A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 (cinco) atletas, um dos quais , obrigatoriamente , será o goleiro.
        4.2 É vedado o inicio de uma partida sem que as equipes contem com um mínimo de 5 (cinco) atletas, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes ,ou ambas, ficar reduzida a menos de 3 (três) atletas.
        4. 3 O numero máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7 (sete).
        4.4 O número máximo de atletas será 12 (doze).
        4.5 O número mínimo será de 8 (dez) atletas.
        4.6 Caso o goleiro não tenha condição de jogo por motivos de falta ou contusões, o jogador de linha poderá substituí-lo informando ao arbitro e a mesa de anotações.

5. SUBSTITUIÇÕES:
        5.1 Será permitido um número indeterminado de substituições " volantes" , a qualquer tempo do jogo , necessidade de paralisação da partida. Um atleta que tenha sido substituído poderá voltar à partida em substituição a outro, não tendo necessidade de avisar o anotador ou cronometrista das substituições.
        5.2 A substituição volante realiza-se quando a bola estiver em jogo, subordinando-se às seguintes condições:
        5.3 O atleta que sai da quadra de jogo, deverá fazê-lo pela linha lateral, nos 3(três) metros correspondentes ao lado.
        5.4 onde se encontra seu banco de reservas, e no setor chamado zona de substituição ;
        5.5 O atleta que entra na quadra de jogo deverá fazê-lo pela mesma linha da zona de substituição, também nos 3(três) metros correspondentes ao lado de seu banco de reservas, mas nunca antes de o atleta substituído transpor completamente a linha lateral;
        5.6 A partida não poderá ser interrompida para a substituição de atleta, salvo em caso de contusão grave por este sofrida confirmada pelo arbitro, massagista, preparador físico ou médico;
        5.7 Qualquer atleta substituído será submetido à autoridade e jurisdição dos árbitros, seja ou não chamado a participar da partida;
        5.8 A substituição completa-se quando o substituído entra na quadra de jogo e, o substituído, deixa a mesma totalmente.
        5.9 A troca de posição entre goleiro e demais atletas participantes da partida poderá ser feita desde que previamente autorizada por um dos árbitros e no momento em que o jogo esteja paralisado.

6. PUNIÇÃO:
        6.1 As punições serão as mesmas do livro de regras oficiais de futsal;
        6.2 As equipes que faltarem dois jogos (W.O) , serão , automaticamente desclassificadas salvo também as equipes que combinarem resulatdos através de W.O serão desclassificadas do campeonato e não poderam participar das olimpíadas universitárias desta Instituição (ITPAC). Considerando o ato anti-desportivo.
        6.3 um atleta será expulso da quadra de jogo se, na opinião do árbitro:
            a. for culpado de conduta violenta;
            b. for culpado de jogo brusco grave;
            c. fizer manifestações injuriosas ou grosseiras;
            d. praticar pela segunda vez infração punível com cartão amarelo de advertência.
            e. A equipe e o atleta que provocar agressões físicas contra a outra equipe, torcida, árbitros e anotadores será desclassificada e poderá responder pelos seus atos nas instanciais competentes;
        6.4 Punição para os integrantes da comissão técnica:
            a. serão advertidos com cartões das cores amarelo (advertência) e vermelho (expulsão) sendo que os mesmos deverão deixar o banco de reservas no ato da expulsão., observando que os mesmo receberá somente um cartão de cada cor ( diferentemente dos atletas 2 (dois) cartões amarelos (advertência) e um vermelho (expulsão) ). Cabendo observar que as punições ocorrem se os mesmo infligirem os quesitos " c ","d" e "e" no item 6.3 ( seis ponto três).
        6.5 Não serão permitidas em hipótese alguma, drogas licitas e ilícitas:
            a. atletas alcoolizados;
            b. uso de entorpecentes; Caso constatado as infrações determinadas acima o atleta será expulso do campeonato, a equipe pederá pontos (de acordo com entendimento da comissão organizadora do campeonato).
        6.6 A equipe é responsável por sua torcida :
            a. A torcida que atirar objetos na quadra de qualquer espécie , a equipe perderá pontos;
            b. Brigar com outra torcida , invadir a área de jogo , a equipe perderá pontos e desclassificação do campeonato;
            c. O atleta ou dirigente suspenso não poderá participar, mesmo fora de quadra, da partida em andamento, sendo que se vier a ocorrer o atleta ou dirigente terá que cumprir mais duas partidas de suspensão por tal atitude.

7. SUSPENSÃO AUTOMÁTICA
        7.1 O atleta que recebeu dois cartões amarelos ( advertência ), não poderá jogar a partida subseqüente devendo o mesmo cumprir suspensão devido as infrações, o mesmo poderá jogar a terceira partida com o status de cartões zerado, no caso de cartões vermelho ( expulsão) o atleta deverá cumprir suspensão de duas partidas , voltando com o status zerado.
        7.2 Também se aplica os integrantes da comissão técnica, suspensão, de um jogo, nos casos de expulsão (cartões vermelhos), o cartão amarelo não suspenderá os integrantes da mesma, mas salvo que os mesmos estão com o status de advertência, quaisquer atos que a arbitragem julgue como o não comportamento condizente com as regras estabelecidas (infrações) acarretará na expulsão.

8. ACESSÓRIOS E UNIFORMES:
        8.1 O equipamento do atleta compõe-se de camisa de manga curta, ou manga, comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras ( opcional), tênis adequados a prática de futsal pelica ou couro macio, com solado e revestimento de borracha ou material similar, ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro de pneu , ou que contenham travas.
        8.2 Costas e na frente das respectivas camisas, obrigatoriamente, serão colocadas numeração de 1 (um) a 30 (trinta) vedada a repetição de números na mesma equipe. Os números das costas devem ter 15 (quinze) a 20 (vinte) centímetros de altura. É igualmente obrigatória a diferenciação entre a cor do número e cor da camisa, visando assegurar a identificação pelo árbitro e pelo público.
        8.3 O Goleiro usará uniforme com camisa de cor diferente dos demais atletas.
        8.4 Lembrando também os atletas sem os equipamentos exigidos pela comissão organizadora do campeonato não poderão atuar pela sua equipe, até, corrigir o seu equipamento.
        8.5 É vedado ao atleta o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo á prática do desporto. O árbitro exigirá remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio como (piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis etc....) será permito somente o uso de alianças desde, que, as mesmas não sejam pontiagudas.

9. REGRAS PARA INSCRIÇÕES DAS EQUIPES:
        a. Cada curso terá quatro representantes; Cada equipe poderá inscrever até 12 (doze) atletas, 1 (um) técnico e 1 (um) massagista , 1 (um) preparador físico, sendo o mínimo de 8 (oito) atletas.
        b. O primeiro período de cada curso , já está incluído no campeonato , sem que o mesmo dispute vaga com outras equipes, o mesmo terá um período de 72 horas ( 3 (três) dias) para efetuar a inscrição no campeonato, vencido o prazo a vaga passa para o "segundo período";
        c. Os demais períodos deverão entrar em acordo para o ato da inscrição ou no caso se houver mais de quatro equipes ( realizarem um mini -campeonato para decidirem as vargas, fica a critério dos times a forma de decisão) ;
        d. Nos casos em que o curso não possuirem mais de quatro equipes, os mesmo poderão efetuar suas inscrições sem problemas;
        e. É vedado a inscrição de times com menos de 8 ( oito) atletas, lembrando que o máximo de inscritos são 12 (doze) atletas;
        f. Menores de dezoito anos terão que efetuar suas inscrições com autorização dos pais (declaração com assinatura dos responsáveis) e números dos Rg dos mesmos e CPF;
        g. As equipes terão uma semana para efetuarem suas inscrições, com, exceção do primeiro período que terá 72 horas;
        h. O primeiro período ficará responsável pela confecção do banner representando seu curso (a comissão organizadora do evento providenciará o modelo do mesmo) para cerimônia de abertura;

10. FORMA DA COMPETIÇÃO
        O campeonato será divido em três fases:
            1ª Fase - confronto direto entre as equipes ( todos jogam entre si e classificam duas equipes em cada grupo)
            2ª Fase - classificam somente dez equipes ( todos jogam entre si e classificam cinco equipes para a semifinal)
            3ª Fase- semifinal ( classificam duas equipes para a disputa final )

        As equipes serão divididas por grupos exemplo:

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

1

5

9

13

17

2

6

10

14

18

3

7

11

15

19

4

8

12

16

20

6 jogos

6 jogos

6 jogos

6 jogos

6 jogos

 

 

 



11. Da pontuação
        - A contagem de pontos será feita da seguinte forma:
            a) Jogo ganho: 3 pontos
            b) Jogo empatado: 1 ponto
            c) Jogo perdido: 0 ponto
        11.1 As rodadas do presente campeonato, serão realizadas no ginásio do itpac, alternadamente nos sábados (13h00min as 21h00minh) e domingos (08:00 as 11:00h das 13:00 as 18:00h) do mês de Março , conforme a tabela de jogos.
        11.2 Todas as equipes serão apresentadas ao público na primeira rodada do Campeonato, quando será realizada uma abertura oficial ( data e horários ainda serão confirmados).
        Observação: caso o ginásio não esteja disponível as partidas ocorrerão normalmente na quadra do itpac ao lado da clínica odontológica.

12 .CRITÉRIOS PARA DESEMPATE
        Nos casos de empate na contagem geral de pontos, na 1ª Fase, proceder-se-á da seguinte maneira:
            1- Entre duas equipes:
                - Maior número de vitórias
                - Confronto direto
                - Menor número de gols sofridos
                - Maior número de gols feitos
                - Disciplina / cartões em menor número
                - Sorteio
            2- Entre três ou mais equipes:
                - Maior número de vitórias
                - Menor número de gols sofridos
                - Maior número de gols feitos
                -Menor número de cartões
                -Disciplina
                - Sorteio
            3- Em caso de empate na semifinal ou final:
                Será disputada uma prorrogação de dois tempos de 5 minutos e, se mesmo assim persistir o empate, a competição será definida nos pênaltis utilizando todos os atletas inscritos e presentes da equipe.
                FINAIS: Os primeiros colocados da 3ª fase se enfrentarão para decidir o título, enquanto que a terceira colocação será definida por critério técnico (melhor campanha geral). Decisão da comissão organizadora do campeonato.

Nenhuma galeria disponível.