Uma abordagem humanizada à mulher e ao evento do parto
30/5/2019
Compartilhe
Sob coordenação da Professora e Enfermeira Obstetra Sonalia Barros de Araujo e alguns acadêmicos do Curso de Enfermagem do UNITPAC - Araguaína, TO. Foi realizado o, I Simpósio Interdisciplinar de Obstetrícia.
O parto visto como natural e próprio do ciclo de vida da mulher, que deve respeitar a vontade da parturiente e da família, de forma segura e em harmonia com as necessidades dos mesmos (DOS SANTOS TELES, 2018). Devemos deixar claro que o parto humanizado não se resume no tipo de parto natural ou via baixa, e sim aquele que garante o bem estar e saúde da gestante e de seu filho, e respeite este momento com as particularidades do fisiológico de cada paciente.
O Ministério da Saúde enfatiza que os profissionais de saúde devem atuar como coadjuvantes da experiência do parto, desempenhando um importante papel, já que têm a oportunidade de colocar seus conhecimentos a serviço do bem-estar da mulher e do bebê, reconhecendo os momentos críticos nos quais suas intervenções são necessárias para assegurar a saúde de ambos (DA SILVA, 2018). É interessante que a perspicácia de estudantes ainda na academia de graduação, veja quão importante se faz o saber durante o atendimento a gestante, parturiente e seu filho para que todos seus paradigmas possam ser alcançados garantindo a humanização e respeito a saúde durante sua assistência.
O I Simpósio Interdisciplinar de obstetrícia: Uma abordagem humanizada à mulher e ao evento do parto, referência o Ministério da Saúde onde enfatiza que os profissionais de saúde devem atuar como coadjuvantes da experiência do parto, desempenhando um importante papel, já que têm a oportunidade de colocar seus conhecimentos científico, a serviço do bem-estar da mulher e do bebê, reconhecendo os momentos críticos nos quais suas intervenções são necessárias para assegurar a saúde de ambos (DA SILVA, 2018). Tem-se por finalidade, também, a arrecadação de toda a quantia em aquisição de fundos e ornamentação de kits com roupas, materiais de higiene para as gestantes, puérperas e seus recém nascidos no Hospital Dom Orione de Araguaína-TO, que mais necessitam ser contemplados pelo Projeto.
Desde já, a Comissão Organizadora agradece a todos os palestrantes, patrocinadores e ao público que estava presente.
#ISimposioInterdisciplinardeObstetricia #Obstetricia #Enfermagem