Curso de Medicina do ITPAC
20/11/2009
Compartilhe
II Jornada Araguainense do Trauma foi um sucesso!
Araguaína- TO
22 a 24 de Outubro de 2009
Um público ávido por informação. Esta foi a cara da II Jornada Araguainense do Trauma, realizada em Araguaína-TO, de 22 a 24 de Outubro de 2009. Palestras, conferências, cursos teóricos-práticos promoveram a capacitação de profissionais e estudantes, que lotaram os auditórios da Faculdade de Medicina de Araguaína.
A II Jornada Araguainense do Trauma que teve como tema "Uma Abordagem Moderna ao Traumatizado" foi promovida pela Liga Araguainense do Trauma em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), e a cada ano confirma sua importância no cenário do Trauma da Região norte do Brasil.
Este ano, o evento contou com a participação de mais de 400 pessoas que se reuniram durante 03 dias para a discussão sobre a doença Trauma e atualização dos seus conhecimentos.
A programação científica da Jornada foi elaborada dando ênfase aos temas mais comuns no cenário de Trauma, e contou com a participação de vários palestrantes de renome nacional, destacando a presença do Dr. Gustavo Pereira Fraga (Professor Doutor da Disciplina de Cirurgia do Trauma da UNICAMP) e do Dr. Sandro Scarpelini (Docente da Disciplina de Cirurgia de Urgência e Trauma da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).
Durante o evento a SBAIT promoveu o Curso de Ultrasom em Emergências e Trauma certificado pela Sociedade Panamericana do Trauma, capacitando médicos do estado do Tocantins para atuar com mais segurança em diversas situações de emergências em que é preciso um exame de imagem rápido e eficiente.
Já o Curso de Atendimento Inicial ao Traumatizado contou com a participação de todos os membros da Liga Araguainense do Trauma, médicos socorristas e enfermeiros do SAMU que procuraram aprofundar seus conhecimentos neste assunto de grande revelância. O curso foi ministrado através de aulas teóricas e práticas contagiando todo o público presente.
Portanto, para Moisés Amorim Rêgo, atual Presidente da Liga Araguainense do Trauma e coordenador do evento, a jornada superou todas as expectativas sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do trauma em nossa região e capacitação dos profissionais envolvidos com esta doença que é a principal causa de morte nas primeiras quatro décadas de vida.