Delegação de médicos da Santa Casa esteve no II Congresso Tocantinense de Cirurgia do Trauma
7/10/2015
Compartilhe
Uma delegação do Serviço de Emergência (Diretor: Dr. José Cesar Assef) e Departamento de Cirurgia (Dr. Luiz Arnaldo Szultan) da Santa Casa de São Paulo esteve nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2015 em Araguaína (TO). Nesta cidade, organizado pela Liga Araguainense do Trauma (LAT), foi realizado o II CONGRESSO TOCANTINENSE DE CIRURGIA NO TRAUMA. Com a Missão de "Estar onde ninguém pode, fazer o que ninguém quer... para que outros possam viver!", a LIGA da FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína demonstrou com sucesso como organizar um Congresso Médico.
A delegação da Santa Casa composta por professores como Roberto Saad Jr., Danilo Gagliardi, Armando Casarolli, Jacqueline A Giannini Perlingeiro, Felipe Chain e a enfermeira Karla, também tinham uma missão que era realizar cursos pre congressos sendo 2 cursos do ATLS(Advanced Trauma Life Support) e um curso do PHTLS (Pre-Hospital Trauma Life Support), bem como participar de várias conferencias e mesas redondas. Também estiveram presentes neste evento vários outros icones do ensino de trauma no Brasil como o Presidente da SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma) o Dr. Sandro Scarpelini que fez a abertura deste evento. Outros professores como o vice presidente da SBAIT Dr. José Mauro Rodrigues, Dr. Ricardo Breigeiron do Rio Grande do Sul, Dr. Mário Quintas do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Gerson Alves da USP de Ribeirão Preto entre outros brilhantes professores da FAHESA esgotaram ensinamentos sobre atendimento ao traumatizado.
Presidido pelo Dr. Rone Antonio Alves de Abreu (Coordenador do Curso de Medicina e Professor da Técnica Cirúrgica) o congresso foi o coroamento de todo um trabalho realizado pelos alunos da LIGA DE TRAUMA. Importante ressaltar que, neste evento, ficou armazenado a centelha de possíveis encontros com a Liga de Cirurgia de Emergência da Santa Casa de São Paulo para debates, discussões e troca de informações sobre o ensino do Trauma.
Nas palavras do Dr. Paulo Candelaria (Coordenador do Núcleo do ATLS da Santa Casa) "Viemos para Araguaína para ajudar a salvar vidas. Não podemos continuar deixando a doença trauma matar 140 mil brasileiros todos os anos. A Liga Araguainense do Trauma está de Parabéns".
Fonte: Santa CASA SP