Notícias
Curso de Radiologia UNITPAC

Mitos e verdades sobre a irradiação de alimentos

Compartilhe

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do UNITPAC, realizaram na Sexta Feira dia 25/10/2019, uma exposição de produtos que passam pelo processo de irradiação.

A finalidade da exposição foi fazer alguns esclarecimentos sobre o tema, pois a irradiação de alimentos é um processo físico que consiste em submeter os alimentos, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada de radiação ionizante, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados com finalidades sanitária, fitossanitária e ou tecnológica. O processo não aumenta o nível de radioatividade normal dos alimentos.

O objetivo da irradiação aplicada a alimentos é o aumento de sua vida útil. Este processo de conservação pode ser aplicado em vários tipos de alimentos. Além de aumentar o tempo de conservação, o tratamento pode ser utilizado para a destruição de insetos, bactérias patogênicas, fungos e leveduras. O retardo de maturação e senescência (envelhecimento) de frutas e a inibição de brotamento de bulbos e tubérculos também podem ser citados como influências benéficas na conservação desses alimentos.

Nenhuma galeria disponível.