Movimento Outubro Rosa
30/10/2012
Compartilhe
Apesar dos avanços tecnológicos, Os diversos tipos de câncer ainda continuam com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio. O câncer de mama é hoje um problema de saúde pública mundial. Visto que, excluindo o câncer de pele não melanoma, este se apresenta como o câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, sendo que para este ano estima-se a ocorrência de 1.400.000 novos, desta doença no mundo. No Brasil, também excetuando o câncer de pele não melanoma, este é o tumor que mais acomete mulheres, sendo estimado para 2012: 52.000 novos casos; no Tocantins são estimados: 160 casos novos neste ano.
O desafio mais importante para a prevenção do câncer, de acordo com os especialistas, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.
“Outubro Rosa”é um movimento mundial, iniciado na década de 70, nos EUA e que ao longo das duas ultimas décadas vem ganhando adeptos no mundo todo, tem como foco principal a prevenção do câncer de mama, destacando a importância da mobilização social e conscientização para a prevenção da doença.
O SÍMBOLO “LAÇO ROSA” SIGNIFICA: laço (COMPROMISSO)rosa (COR QUE SIMBOLIZA A MULHER) – compromisso com a mulher!
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa: A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.
Os acadêmicos do curso de enfermagem, 6º e 4º períodos, conscientes da necessidade de cumprirem seu papel social, programaram ações diversas visando abordar a comunidade araguaínense.