Enfermagem ITPAC
13/3/2008
Compartilhe
Nota de Utilidade Pública
Dica de Saúde
Informamos a população da cidade de Araguaína e dos municípios circunvizinhos, que a poliomelite, conhecida popularmente como paralisia infantil, doença infecto-contagiosa que acomete as crianças, precisa ser prevenida com vacina.
A doença é caracterizada pelos seguintes sinais e sintomas: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dores musculares e de garganta, vômitos e paralisia dos músculos respiratórios.
A fase mais grave da doença é caracterizada por paralítica ou não paralítica, que em casos raros caminha para danos cerebrais causando déficit motor e paralisia dos músculos respiratórios. Não há tratamento medicamentoso específico, sendo todas as medidas dirigidas no sentido de evitar o agravamento das paralisias.
A melhor forma de prevenção é através da imunização ativa para todos os lactantes e crianças, por meio de duas vacinas: Salk inativa intramuscular ou Sabin com vírus vivos atenuados. Ambas induzem à produção de anticorpos circulantes. Tais vacinas são encontradas nas unidades básicas da saúde.
Acadêmicas de Enfermagem:
Elisângela Coelho Rodrigues
Márcia Costa Martins de Almeida
Thabata Michelli dos Santos Morais.
6º Período de Enfermagem