Notícias
Curso de Farmácia do UNITPAC

Novos aprendizados: Simulação de consulta farmacêutica

Compartilhe

Durante o estágio supervisionado em farmácia II utilizou-se do método de simulação realística para a simulação de uma consulta farmacêutica em consultório. No momento, os alunos utilizando-se da estratégia SOAP, buscou coletar informações subjetivas do paciente, realizou exames físicos, levantou os principais problemas relacionados ao uso do medicamento e desenvolveu um plano de ação a ser pactuado com o paciente. Na consulta as técnicas utilizas foram aferição de pressão arterial, medidas de circunferência abdominal, altura, peso e frequência cardíaca. Fez a avaliação da farmacoterapia e orientou o paciente sobre aspectos não farmacológicos e farmacológicos do seu tratamento. Neste processo utilizou-se de uma estrutura física de um consultório, com vidro que possibilitava o acompanhamento da consulta por outros acadêmicos e equipamentos de áudio e vídeo.

Relato do acadêmico

“Na primeira simulação, usou-se toda a criatividade para dar continuidade ao ensino no período da pandemia, para mostrar um pouquinho da realidade da Consulta Farmacêutica. A minha impressão sobre a aula foi positiva e considerei como um novo aprendizado em todos os sentidos. Inicialmente gerou um pouquinho de medo com ansiedade, mas no fim deu tudo certo, foi uma experiência incrível.

Essa simulação realizada com os discentes foi essencial para mostrar um pouquinho do que acontece no dia-a-dia, pois há muitos pacientes em uso de automedicação, uma prática bastante comum. Então essa simulação foi bastante produtiva para nós futuros Farmacêuticos. Com ela estaremos aptos a promover o uso racional de medicamentos por meio da revisão e acompanhamento dos tratamentos medicamentosos e suas interações.” Eduardo Balduino.

Nenhuma galeria disponível.