Com atenção e empatia, idosos ganham autonomia com atividades de fisioterapia desenvolvidas por professores e alunos do Unitpac | Afya, em Araguaína
11/7/2025
Compartilhe
Um estudo recente apontou um aumento de 11% nos casos de quedas entre idosos em 2025. Esse tipo de acidente já se consolidou como o principal motivo de chamadas de emergência entre usuários de serviços de teleassistência no Brasil, segundo levantamento da TeleHelp.
O dado preocupa especialistas, especialmente diante do crescimento expressivo nos atendimentos ambulatoriais por quedas, que aumentaram 146% nos dois primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2024, de acordo com o Ministério da Saúde.
Com o objetivo de oferecer qualidade de vida, mobilidade e cuidados especializados, professores e estagiários do curso de Fisioterapia da Unitpac | Afya desenvolvem atividades de reabilitação com 40 idosos da Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína.
A cada cinco acadêmicos em estágio, três pacientes recebem acompanhamento direto. As técnicas aplicadas contribuem para o fortalecimento muscular e para a melhora do equilíbrio, fatores essenciais na prevenção de quedas.
A fisioterapeuta Fran Romerya, especialista em geriatria e neurofuncional, relata a experiência:
“Testemunhamos os desafios enfrentados não apenas pelos pacientes, mas também por seus cuidadores e familiares. As quedas não são apenas números nos noticiários, representam histórias de vida, muitas vezes impactadas de forma profunda. Uma queda pode causar fraturas, imobilidade, cirurgias e até medo de se levantar novamente. É um momento de grande fragilidade.”
Ela reforça a importância da empatia no cuidado:
“Ninguém cai porque quer. É fundamental refletir sobre o ambiente: qual é o mais seguro para esse idoso? Muitas vezes, um abrigo estruturado, com equipe multidisciplinar de enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores pode oferecer esse suporte. Nestes locais, promovemos autonomia, segurança e dignidade.”
A professora destaca que, desde os primeiros períodos, os acadêmicos de Fisioterapia participam de vivências práticas em ligas acadêmicas e projetos de extensão. No Estágio Supervisionado I, os alunos já acompanham os idosos da Casa de Apoio, com foco em:
“Queremos devolver a autonomia e reconstruir a confiança que muitos perderam. O papel do fisioterapeuta é reduzir a dor, aumentar a funcionalidade e, principalmente, multiplicar sorrisos”, completa Fran.
A fisioterapeuta também orienta familiares sobre medidas simples que reduzem riscos: retirar tapetes, instalar barras de apoio, adaptar banheiros com bancos e barras laterais, além de elevar a altura do vaso sanitário.
O curso de bacharelado em Fisioterapia do Unitpac | Afya está com inscrições abertas. A formação é abrangente, integrando ciências da saúde, exatas e sociais.
➡️ Para mais informações e inscrição: clique aqui.