3/4/2014
Compartilhe
Há mais de 10 anos a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena essa campanha no Brasil, levando para a população informações sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC), bem como sobre o diagnóstico precoce. Sempre no mês de Março de cada ano.
Para 2014, o tema do Dia Mundial do Rim será “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. A ideia central do tema é chamar a atenção para a alta prevalência da DRC, que pode chegar a 10% da população, especialmente entre os idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento.
As estatísticas demonstram o impacto da Doença Renal Crônica na saúde da população, sendo em nosso meio as principais enfermidades que levam a esse estado o Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Sistêmica.
O Médico que trabalha na atenção básica, deve trabalhar de forma ativa na busca, orientação e tratamento de pacientes que possuem fatores de risco para desenvolvimento da Doença Renal Crônica, pois somente esforços para a realização do trabalho preventivo poderá a longo prazo permitir o acesso de todos os necessitados à terapia renal substitutiva e dar aos pacientes melhor qualidade de vida.