Notícias
Institucional

Palquinho ITPAC e Curta no Corredor: investindo na arte, formando

Compartilhe

É inegável a importância da arte e das diferentes leituras de mundo no desenvolvimento dos processos cognitivos.

Diferentes formas de expressão, diferentes pontos de vista, enfim, o exercício para interpretar e a busca da compreensão dos mais variados textos contribuem para a formação de pessoas cada vez mais reflexivas e autônomas. A arte cria caminhos viáveis para se fomentar o pensamento crítico e a construção de cidadãos que valorizem a importância do conhecimento, do ato de conhecer e que sejam conscientes quanto aos processos de alienação inerentes da atual sociedade.

Uma Instituição moderna e engajada com a responsabilidade de não formar apenas técnicos e, sim também, cidadãos preparados para a planetariedade, deve compreender a importância do papel que desenvolve na formação pedagógica, nas vidas dos estudantes e na sociedade.

A percepção de que a contemporaneidade atravessa uma crise de valores é facilmente perceptível. A cultura capitalista/globalizada, a ganância do homem, a desestruturação da instituição família, o sistema político falho, a baixa qualidade da educação básica e a falta de compromisso social fazem com que as IES tenham uma missão ainda maior.

É necessário investir na formação de pensadores livres, que questionem os conteúdos que circulam nos espaços comunicacionais e optem por caminhos que primem pelo desenvolvimento justo e coletivo das pessoas, e não a modismos, superficialidades mercadológicas e conteúdos de alienação e controle social. A IES que optar por associar a sua educação a esta ideologia certamente, além de estar contribuindo de maneira real para a construção de um mundo melhor, estará beneficiando-se a longo prazo pela credibilidade que seus alunos e a sociedade irão lhe atribuir.

A arte deve ter a função de desenvolver a consciência e o pensamento humano.

O ITPAC assume seu papel de engajamento com a qualidade de ensino e sua responsabilidade com a formação cidadã de seus alunos e busca incentivar e fomentar a produção artística no contexto acadêmico, bem como disponibilizar novos canais de acesso a arte. Os projetos "Curta no Corredor" e "Palquinho ITPAC" são duas importantes atividades que começam a fazer parte do dia-a-dia da Instituição .

A Superintendência Administrativa (montagem da estrutura e apoio) e o Departamento de Comunicação (contato com os talentos, organização e divulgação) são os responsáveis pelo desenvolvimento dessas atividades culturais que acontecerão no espaço físico da Instituição.

Projeto Curta no Corredor

Uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com o interesse constatado nas primeiras sessões, durante os intervalos das aulas da noite, será montado um data-show e equipamento de som para realização de uma projeção de filmes curta-metragens nacionais, no hall do cooredor dos blocos D, E e F do ITPAC.

Objetivo geral: Estimular a reflexão através de sessões de filmes curta-metragem nos corredores do ITPAC.

Objetivos específicos: - Proporcionar acesso a diferentes conteúdos audiovisuais, não disponíveis nos meios de comunicação de massa convencionais; - Estimular o gosto pela arte; - Incentivar a leitura de mundo; - Agregar valor ao ITPAC, por ser uma Instituição que investe em projetos culturais e se preocupa com a formação cidadã de seus alunos.

Projeto Palquinho ITPAC O projeto consiste em disponibilizar local e equipamento de som nas dependências do ITPAC (corredor do Bloco D, E e F) para que alunos, professores, colaboradores e convidados especiais possam utilizar esse espaço para apresentações artísticas, seguindo as normas e a organização dessas atividades.

O Palquinho ITPAC acontecerá uma vez por semana ou a cada quinze dias, de acordo com o interesse constatado nas primeiras edições, nas noites de quinta-feira, durante o intervalo das aulas.

Nenhuma galeria disponível.