Pedagogia organiza ações na Semana da Consciência Negra
10/11/2011
Compartilhe
Pedagogia organiza ações na Semana da Consciência Negra
No dia 20 de novembro de 1965, aniversário da morte do lendário Zumbi dos Palmares, escravo fugido, guerreiro e líder de quilombo, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Para celebrar este importante momento, de valorização da cultura negra e de combate ao preconceito, as alunas do 6º período de Pedagogia do ITPAC, que cursam a disciplina Afrodescendência, estão organizando uma série de atividades culturais nos dias que antecedem a data. Palestras, arte, exposições, capoeira, hip hop, grafite, dança.
Programação:
· Dia 16/11 – Quarta-feira – 19h
Palestra no Auditório do ITPAC com Telma de Sousa e Manoel Barbosa da Silva abordando igualdade racial e a lei número 10.639.
· Dia 17/11 – Quinta-feira – 20h30min (durante o intervalo)
Exposições no Espaço Cultural, apresentação de HipHop com Nego Diomar, grafitagem com Gessé e apresentação de break.
· Dia 18/11 – Sexta-feira - 20h30min (durante o intervalo)
Exposições no Espaço cultural, apresentação de Capoeira com o grupo “Movimento Negro” e penteados afro com Lorena e Fátima.
Sabemos que esse evento será de grande importância para a formação dessas futuras pedagogas e também irá chamar a atenção da comunidade acadêmica do ITPAC.
PALESTRA GRATUITA COM CERTIFICAÇÃO DE 5 HORAS PARA OS PARTICIPANTES.
ABERTA PARA TODOS OS CURSOS