Paródias como proposta de ensino.
2/12/2008
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Pedagogia usa música na sala de aula:
Paródias como proposta de ensino.
No dia 24 de novembro, uma atividade marcante e diferenciada foi realizada na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, ministrada pela Professora Maria do Socorro Silva, no 4º Período de Pedagogia.
No processo de ensino e aprendizagem, a música como proposta para o ensino de matemática bem como qualquer outra área do conhecimento, por ser muitas vezes parte da vida da maioria das pessoas, favorece a aquisição de conhecimento, sendo uma opção atrativa e divertida, tomando uma alternativa lúdica valiosa permitindo a interação aluno-aluno, professor(a)-alunos e assimilação do conteúdo. Segundo Barreiro(1990):
Diferentemente do livro didático e outros recursos, os quais se presume que o professor tem o maior conhecimento ( o que implica uma relação de desequilíbrio entre os dois interlocutores, alunos e professor) a música permite fazer surgir em classe uma relação pedagógica distinta, igualitária e mais construtiva.
Dessa forma, a atividade com a utilização da música no ensino da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, tendo na letra, a apresentação de conceitos estudados, vem fortalecer uma aprendizagem significativa de forma prazerosa e desvinculada da "obrigatoriedade" do aprender.
Metodologia
A atividade desenvolvida com os acadêmicos do 4o período de Pedagogia teve como princípio a apresentação de alguns modelos de paródias desenvolvidas por outros acadêmicos de períodos anteriores, posteriormente, sugerido alguns temas referentes às Tendências para o ensino de Matemática, que compõem o programa da disciplina, apresentadas e discutidas em sala de aula, sendo a letra das paródias, composição das equipes, sob acompanhamento e orientação da professora, utilizando equipamentos diversos como aparelho de som, teclado, material impresso com as letras das músicas e até mesmo a gravação
Confira as fotos.