21/9/2018
Compartilhe
Foi realizada na tarde do dia 20/09, no ambiente de Coworking do Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação - PEQUITEC o I Café com Pequi, uma iniciativa de sensibilização e alinhamento junto aos coordenadores de curso, pesquisa, extensão e pós graduação do UNITPAC quanto à estratégia de integração das ações do parque com as atividades acadêmicas.
Professora Rafaella Kalil, atual diretora geral do PEQUITEC, abriu os trabalhos dando as boas vindas aos coordenadores e citando a frase do professor Peter Drucker: "Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?".
Em seguida, professora Fabiana Bringel, coordenadora de ensino da IES, explanou sobre a importância das ações de empreendedorismo inovador e da necessidade de integração com as atividades formativas, para além de cumprir as novas exigências dos instrumentos de avaliação do MEC, possa-se melhorar constantemente a qualidade do ensino e preparar os alunos para os novos desafios tecnológicos.
Após a exposição de um vídeo inspirador, Professora Rafaella, apresentou a estratégia de integração adotada no novo ciclo de atuação e o desenho programático do PEQUITEC.
Sobre a apresentação das ações já realizadas, professor Marcello Shmidth, coordenador das frentes de trabalho do Centro de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação - CETI e da Coordenação de Incubadoras, Coworking e Startups - CICS, citou os avanços e conquistas no ecossistema do UNITPAC, como as prestações de serviços externos desenvolvimento, formalização de startup incubada, criações no Mustang Lab, e também abriu espaço para as entidades residentes do parque, compostas por alunos e egressos, exporem qual a contribuição da vivência nos ambientes de inovação da IES na formação dos mesmos.
Os representantes compartilharam ações promovidas pelo parque junto às incubadas ONR (plataforma SAE) e Tult (fábrica de aplicativos), Sinergia (empresa júnior do curso de Eng. Elétrica, Liga de Robótica (no Mustang Lab), Escritório de Projetos, N.E.R.D.S (Núcleo de Ensino, Residência e Desenvolvimento de Softwares).
Sueli Lopes, colaboradora do PEQUITEC, falou das ações de cooperação junto à Fundação Nicolau Esteves, e abriu a fala aos depoimentos de professoras parceiras do parque. A professora Eliane Archangelo, coordenadora do curso de Agronomia, falou da sua experiência na escrita e submissão de projetos para captação de recursos e as ações de extensão junto à comunidade da Vila Azul, com vistas à inovação no contexto social. Professora Iangla Melo relatou suas participações no escritório de projetos, seu trabalho de desenvolvimento de um Atlas On line com a equipe do NERDS, e ainda sobre sua experiência em organizar a I Oficina de Inovação realizada pela Agência de Inovação Tecnológica do Tocantins - AGITTO.
Após o momento das apresentações e compartilhamentos, todos deliciaram de um lanche promovido para integrar os convidados aos profissionais, comunidade acadêmica e ao ambiente do parque.
Hoje o UNITPAC tem conceito institucional 5 na avaliação do MEC, e o PEQUITEC representa um importante indicador de comprometimento ao fomento de pesquisa inovadora,empreendedorismo, empregabilidade, desenvolvimento de startups, sustentabilidade, integração com as novas tecnologias e ainda no relacionamento alumni da IES.
Alinhado ao planejamento estratégico e às políticas institucionais revela-se como um modelo de programa enxuto e replicável nas mais variadas modalidades de ambientes promotores de inovação.