Oficina sobre mentalidade empreendedora: Inovar para Avançar!
28/6/2019
Compartilhe
Na tarde desta quarta-feira, líderes de departamentos do UNITPAC participaram do evento “Café com Pequi” promovido pela equipe do Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação – PEQUITEC, uma iniciativa para fomento da cultura de empreendedorismo inovador para coordenadores de setores pedagógicos e do corpo técnico administrativo.
O tema desta edição foi “Mentalidade Empreendedora: inovar para avançar!”. No primeiro momento da oficina foi realizado diálogo reflexivo com os presentes em torno do seguinte questionamento: “Como liderar equipes em contexto de inovação e mudanças?”, a partir disso foi discutido e explanado o conceito empresarial do que é inovação, para quem vão os benefícios desta, a importância de uma estratégia de Inovação a nível Institucional, a necessidade de se inovar como estratégia de estar à frente da concorrência e o livre acesso à informação promovido pelo avanço tecnológico.
Mais adiante, abordou-se os tipos de inovação e o exemplo mais atual de disrupção que está impactando o mundo dos negócios, as “startups”, como citou professora Rafaella nada mais são que “grupos de pessoas que buscam e criam modelos de negócios repetíveis e escaláveis, em cenário de extrema incerteza”. As Startups são importantes mecanismos para se trabalhar a inovação aberta nas Instituições de Ensino Superior.
Partindo do entendimento da inovação discutiu-se a gestão empreendedora e que esta leva as organizações para estado contínuo de transformação, na visão do especialista Eric Ries, “a empresa moderna aproveita a criatividade e o talento de cada um de seus funcionários”. Líderes empreendedores buscam criar programas para apoiar as iniciativas de suas equipes e lhes dar marcos e mecanismos para demonstração dos resultados do trabalho.
Para fortalecer esta visão, abordou-se as bases da concorrência e a marca como um dos elementos mais fortes, no sentido de provocar as lideranças para refletirem nos valores institucionais que integram desde a importância do ser humano, inovação, qualidade e principalmente a centralidade na satisfação do aluno, que é o principal ator do processo de ensino aprendizagem.
Neste contexto, o PEQUITEC foi apresentado como estratégia de diferenciação no mercado e componente de agregação de valor aos serviços educacionais ofertados, fomentador e curador da política de inovação da Instituição para alunos, professores e colaboradores, e ainda promotor do elo com governo, empresas e comunidade externa, revelando o caráter de promoção da responsabilidade social empresarial da Instituição.
Sueli Silva, umas das colaboradoras que acompanha a IES desde a sua criação, e hoje coordenadora de Infraestrutura, Tecnologia e Informação do parque, ressaltou o ineditismo da iniciativa e o valor de poder contar com a presença de uma Fundação sem fins lucrativos, a Fundação Nicolau Esteves, em um ambiente promotor de empreendedorismo e inovação, e que apesar desta estar em seus primeiros passos, agrega alto valor à comunidade técnico-científica da região.
No segundo momento, partiu-se para a apresentação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos líderes para fomento da criatividade e inovação em seus departamentos, dentre elas: Design Thinking, SWOT, Business Model Canvas, Oceano Azul, dentre outras. Os participantes tiveram acesso à ferramenta Lean Canvas (canvas enxuto baseado na abordagem de identificação de problemas e promoção de soluções inovadoras composto por nove campos) e foi iniciado o preenchimento das tabelas nos campos de 01 a 04 e apresentada a lógica da ferramenta. Ficou para ser abordado em nova oficina os preenchimentos dos campos de 05 a 09.
Ao final, todos participaram de um momento de integração entre os representantes dos setores e a equipe do PEQUITEC, realização de feedbacks individuais e participação do coffee break.