Notícias
UNITPAC

Problemas no sistema do Fies impedem inscrições de estudantes

Compartilhe

Muitos estudantes brasileiros que entraram na faculdade este ano estão com medo de ter que desistir dos cursos. Eles ainda não conseguiram o financiamento para bancar os estudos, e as mensalidades já começaram a vencer

Ana Paula já perdeu a conta das horas em frente ao computador. Ela entrou em um curso de odontologia em Belém e tenta se inscrever no Fies, mas toda vez que acessa o site recebe o aviso de que as vagas estão esgotadas.

“Quando vou entrar em contato com a instituição, para ver se isso realmente é verdade, eles falam que não tem como, que é impossível porque o número de vagas lá não é limitada, é ilimitada”, afirma a estudante Ana Paula Osório.

O mesmo aviso aparece para Mariana, que passou em Medicina Veterinária, em São Paulo. A família se reveza há quase duas semanas querendo fazer a inscrição. Os estudantes que não conseguiram financiamento estão preocupados porque os boletos das mensalidades estão chegando e eles não têm como pagar. Muitos temem ser obrigados a trancar a matrícula.

“É frustrante, porque eu estou em um curso que eu gosto, que eu sempre quis. A universidade é maravilhosa e eu corro o risco de não poder continuar porque não tem como pagar a mensalidade e o site não está funcionando”, diz a estudante Mariana da Silva.

A Associação que responde pelas instituições de ensino superior no país também reclama. 

“As escolas e os alunos não têm conhecimento de quais são esses bloqueios que estão no sistema que estão impossibilitando o acesso desses alunos ao programa”, explica Sólon Caldas, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Andressa é outra estudante que não conseguiu se inscrever. A tia dela ligou para o 0800 do Fies em busca de uma explicação. E conta o que ouviu da atendente:

“Ela voltou na linha e fez assim: ‘Não sei responder a senhora. O Fies agradece a sua ligação’”, conta Tânia de Lima, tia de Andressa.

Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao MEC, diz que "ocorreram momentos de indisponibilidade" no site do fies e que está "tomando todas as medidas possíveis para superar as dificuldades". E acrescenta que "o prazo de inscrição vai até o dia 30 de abril".

Nenhuma galeria disponível.