Notícias
Curso de Agronomia UNITPAC

Professor de Agronomia UNITPAC publica artigo na Revista Scientia Horticulturae

Compartilhe

Um artigo que tem como coautor o professor Filipe Bittencourt Machado de Souza do curso de agronomia do Centro Universitário Tocantinese Antônio Carlos (UNITPAC) foi publicado em uma das revistas de maior impacto da Ciências Agrárias e possui o Qualis A1, segundo a classificação da Capes. O artigo intitulado “Phenological evaluation for determination of pruning strategies on pear trees in the tropics” foi publicado neste mês na revista Scientia Horticulturae e aborda técnicas de manejo e estratégias para se produzir Pera em regiões tropicais (link do artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304423818303923).

Nos últimos anos, o cultivo da pereira (Pyrus sp.) no Brasil teve pouca expansão, o que ocasionou o fato da pera ser a segunda fruta mais importada pelo mercado brasileiro, sendo que cerca 90% da pera consumida no país é importada. Nesse sentido, a exploração dessa fruteira pode ser uma excelente fonte de renda para o agronegócio do país. As peras são frutíferas de clima temperado e necessitam em média 500 horas de frio a temperaturas abaixo de 7 ˚C, portanto, são produzidas quase que sua totalidade em regiões de inverno frio. Atualmente, o Brasil importa esta frutífera principalmente da Argentina, Chile, Estados Unidos, União Europeia e Japão, o que encarece o seu valor de mercado.

O professor Filipe coorientou o aluno de mestrado Caio Morais de Alcântara Barbosa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e desenvolveu estratégias e técnicas de manejo essenciais para a produção de peras em regiões tropicais, neste sentido, essas inovações possibilita a viabilidade da produção desta espécie em regiões mais quentes (Figura 1).

Figura 1. Cultivares de pereiras avaliadas na Universidade Federal de Lavras, A) ‘Shinseiki’; B) ‘Packham’s Triumph’; C) ‘Cascatense’; D) ‘Primorosa’; E) ‘Seleta’; F) ‘Tenra. Fonte: Caio Morais de Alcântara Barbosa (2017).

Nenhuma galeria disponível.