22/2/2017
Compartilhe
Conforme consta no Cronograma de ações/ENADE 2017, realizamos no dia 17/02/2017 no período das 19:00 as 20:30h a primeira reunião com acadêmicos do curso de Pedagogia que indicam serem alunos do ENADE em 2017/2 (6º e 7º períodos). Na sala de aula F-4, recebemos os discentes com uma ambientação que remetia a uma reflexão de que nossa vida é um caminho permeado de circunstancias diversas. Demonstramos simbolicamente que no quesito profissional, eles estão em busca de uma conquista (conclusão do curso superior – graduação) e que este caminho traz a eles diversos desafios e prazeres também. Com plaquinhas identificamos algumas destas circunstancias (leitura, muito estudo, concursos, seleções, entrevistas para emprego,
provas, alegrias, sonhos, etc.) mostrando que naturalmente passamos por tudo isso e com dedicação, esforço e muito estudo chegamos às conquistas. Neste ambiente falamos que o ENADE é um destes momentos em que nosso conhecimento é verificado, mensurado num processo natural de acompanhamento da qualidade do ensino e do processo de formação de cada acadêmico. A Diretora Acadêmica Otávia Borges deu uma palavra aos acadêmicos, conscientizando-os e estimulando-os a dedicarem-se aos estudos e contar com todo o apoio da Instituição em que fazem parte, ressaltando que a equipe está articulando um trabalho conjunto de acompanhamento aos alunos. Andre Rincon (Coord. do Curso de Sistema de Informação) colaborou conosco mostrando aos discentes sobre a estrutura da prova ENADE e mostrando os dados estatísticos da Instituição ITAPC/curso de Pedagogia, instigando aos acadêmicos que os bons resultados já alcançados testemunham que, com trabalho, estudo, organização e motivação é possível conquistarmos nossa meta para 2017. Através da fala do André os alunos tiveram bastante clareza de como ocorre todo o processo ENADE. A Coordenadora do Curso de Pedagogia Profª Suzana Salazar, fez uma reflexão com os discentes mostrando a eles que assim como empreendemos esforço e estudamos para alcançarmos excelentes resultados no ENEM, porque este nos abre portas e nos coloca dentro da Universidade, os bons resultados do ENADE também nos abre portas e nos coloca em bons lugares no mercado de trabalho. Com esta fala, afirmamos veementemente que o ENADE não é um resultado para a Instituição. É uma marca que cada acadêmico carrega para sempre, pois referencia sua formação, através da Instituição que se graduou. Nesta concepção, ENADE é interesse de todos: Acadêmicos, Docentes e Instituição em geral. Percebemos durante a reunião que os acadêmicos entenderam a responsabilidade conjunta que temos, mas que propomos um trabalho prazeroso, com muita dedicação e estudo. Para nós, da equipe ENADE/Pedagogia, a reunião teve seu objetivo alcançado que era de esclarecer aos acadêmicos sobre o processo de estudo e preparação que temos a cumprir, sem criar resistências, sentimentos contrários ou descontentamento. A fala dos alunos ao final da reunião, era bastante positiva. As professoras Fabia Nascimento e Rose Mary Amoury que também estavam presentes na reunião, falaram aos alunos estimulando-os a participar ativamente de todas as atividades que serão propostas, pois estes momentos de estudo e preparação servirão não somente para o ENADE, mas para Concursos e Seleções que farão tão logo concluírem a graduação.