Acadêmicos de Psicologia participaram de uma roda de conversa sobre a atuação do psicólogo escolar, com egressas do curso, promovendo troca de experiências e aproximação com a prática profissional.
8/4/2026
Compartilhe

Os acadêmicos das turmas de Estágio de Núcleo Comum IV do curso de Psicologia participaram de uma roda de conversa sobre a atuação do psicólogo no contexto educacional. A atividade foi promovida pelas professoras Edinalva Barrense e Karoliny Mendonça, com o objetivo de aproximar os estudantes das experiências práticas da profissão.O encontro contou com a participação das psicólogas Ana Júlia Soares e Nathália Catarina de Sousa Barbosa, egressas do curso de Psicologia da UNITPAC Afya, que compartilharam suas trajetórias e experiências na área da Psicologia Escolar.
Durante a conversa, as profissionais apresentaram reflexões sobre o trabalho do psicólogo no ambiente educacional. Ana Júlia, que atua na rede privada, destacou a importância do olhar da Psicologia no acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes e a articulação com a gestão escolar, a equipe pedagógica e as famílias. Nathália Catarina, que trabalha na rede pública de ensino, abordou a atuação do psicólogo na promoção do bem-estar, na mediação de conflitos e no fortalecimento das relações entre escola, família e comunidade.As convidadas também discutiram os desafios enfrentados nos contextos público e privado, contribuindo para que os acadêmicos compreendessem as especificidades e possibilidades da atuação do psicólogo escolar.A atividade proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências, aproximando os conteúdos teóricos estudados em sala da realidade profissional e fortalecendo a formação das futuras psicólogas e psicólogos.