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I - O que é uma avaliação institucional?

A Avaliação Institucional ou Auto-Avaliação é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
A avaliação envolve toda comunidade universitária, como alunos, professores e funcionários, e também a comunidade externa, a Sociedade.

II - Objetivo:

Buscar informações que permitam uma visão global dos processos sociais, pedagógicos e científicos envolvidos nas atividades acadêmicas, de modo a identificar os problemas e suas causas, as possibilidades e as potencialidades da Instituição no cumprimento de sua missão social, melhorando suas condições de atuação e fortalecimento.

III - Por quê avaliar?

  1. Porque a Instituição deve responsabilizar-se, de forma autônoma e consciente, nos processos ensino, pesquisa e extensão ligados ao cumprimento de sua função social.
  2. Porque é necessário apontar o quanto a Instituição tem conseguido cumprir, junto à Sociedade, sua missão de transmitir e produzir conhecimento com qualidade técnica e importância social e econômica.
  3. Porque é preciso adquirir maior conhecimento sobre as atividades executadas pelos alunos, professores e funcionários, e sobre as condições que possuem para realizá-las.
  4. Porque se faz necessário construir coletivamente um projeto institucional que permita buscar a excelência acadêmica e que seja referência para práticas éticas e coerentes com o caráter público de suas funções.

IV - O quê avaliar?

- Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Instituição.

V - Como é realizado?

  1. Preparação: sensibilização e elaboração da proposta de auto-avaliação.
  2. Desenvolvimento: levantamento de dados e informações; avaliação pela comunidade acadêmica.
  3. Consolidação: elaboração de relatórios, divulgação e balanço crítico.

VI - As Dimensões da Auto-Avaliação:

  1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  3. A responsabilidade social da instituição;
  4. A Comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo;
  6. Organização e gestão da instituição;
  7. Infra-estrutura física;
  8. Planejamento e avaliação;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira.

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