Notícias
Medicina

Unitpac leva simulação de acidentes realísticos para dentro da Expoara 2022

Compartilhe

Os alunos do curso de medicina do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) participaram de uma simulação de acidente realisto durante a Expoara 2022 (Exposição Agropecuária de Araguaína). O treinamento foi realizado na última sexta-feira, 3, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, utilizando o espaço como parte do treinamento prático dos alunos que estão no período de internato médico.

Durante o exercício os visitantes da feira puderam presenciar a simulação de duas emergências distintas, envolvendo um acidente de trânsito e um acidente com eletricidade.

“A ideia da simulação é criar um ambiente muito próximo ao da realidade do profissional que está se capacitando. Os alunos podem vivenciar a experiência que fará parte da rotina de trabalho deles, recebendo a orientação dos professores e auxílio do Corpo de Bombeiros”, explica a coordenadora adjunta do curso de medicina do Unitpac, Nairim de Azevedo.

Situação real

Para deixar o exercício mais realista, parte dos alunos foram maquiados com ferimentos falsos e assumiram o papel das vítimas, reproduzindo ações que podem levar ao desequilíbrio dos recursos médicos e a demanda por atendimento. Os alunos aprendem a fazer um trabalho de triagem, tratamento e transporte das vítimas conforme grau de prioridade, sendo primeiramente encaminhadas as vítimas mais graves.

Internato

O internato é uma etapa do curso de medicina com duração de 2 anos que ocorre nos últimos períodos da graduação, proporcionando ao estudante uma vivência 80% prática e 20% teórica. A aprendizagem nesta fase da formação ocorre essencialmente em serviço, sob supervisão de preceptores médicos que garantem além de atividades práticas, a teorização em plataforma remota, seminários e cursos sobre atualizações conceituais.

Esta etapa da graduação em medicina pode ser realizada em hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas credenciadas à instituição de ensino e serve para o aluno conhecer a rotina de trabalho do médico em diferentes especialidades. Além dos atendimentos, o aluno precisa realizar os plantões nas áreas de urgência e emergência, chegando a cumprir uma carga de 12 horas de trabalho.

Entre as especialidades vivenciadas estão:

  • Ginecologia
  • Obstetrícia
  • Clínica Médica
  •  Clínica Cirúrgica
  • Pediatria;
  • Saúde Mental
  • Saúde da Família
  • Urgência e Emergência

 

Nenhuma galeria disponível.