Notícias
Curso de Psicologia Unitpac

Vigésima primeira semana da Luta Antimanicomial: Promovendo a Humanização e os Direitos da Saúde Mental

Compartilhe

A Luta antimanicomial se dá na semana do dia 18 de maio, o dia marco do movimento, onde neste ano aconteceu a vigésima primeira semana da luta antimanicomial, que se trata da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, ou seja, pela humanização do tratamento e promoção de saúde mental.

A luta se iniciou no final da década de 70 com o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), onde mais à frente, em 1989 foi apresentado o projeto da reforma psiquiátrica por Paulo Delgado, deputado federal por Minas Gerais. 12 anos após apresentação, seu projeto foi aceito sancionando assim a lei nº 10.216 de 2001, mais conhecida como a lei da reforma psiquiátrica. Em 2002 foi criado pelo Ministério da Saúde os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Este ano aconteceram vários eventos na semana da luta antimanicomial aqui em Araguaína-TO, como oficinas abordando temas entorno do evento com convidados e oficinas de criação de materiais como cartazes e outros com os acadêmicos do curso de psicologia. Os eventos ocorreram nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) I (infantil), II (Transtornos Mentais) e III (Álcool e Drogas) e na UAA (Unidade de Atendimento Adulto) que são Órgãos da RAPS aqui de Araguaína.

Os materiais foram confeccionados visando a caminhada que aconteceu no dia 18 de maio que começou próximo à o Hospital Dom Orione e encerrou na praça das Nações, este foi o último evento da semana da luta antimanicomial aqui em Araguaína. Que contou com a participação dos nossos acadêmicos do curso de Psicologia que são estagiários destes serviços. O curso de Psicologia como também outros cursos da área da saúde do UNITPAC têm esse compromisso com a promoção de saúde com a Luta Antimanicomial.

Por: Luís Fernando Miranda Carneiro

Nenhuma galeria disponível.