Caltins tem como principal produto o calcário dolomítico, considerado um dos mais completos corretivos naturais
7/4/2020
Compartilhe
Nos dias 02 e 09 de outubro a Professora Glacielle Fernandes Medeiros e o Professor João Guilherme Rassi Almeida, realizaram duas visitas técnicas a mineradora Caltins Calcário, localizada no município de Bandeirantes – TO.
Instalada na cidade de Bandeirantes dos Tocantins (TO), a Caltins tem como principal produto o calcário dolomítico, considerado um dos mais completos corretivos naturais pela sua composição Físico/Química. Tem capacidade instalada de 1,4 milhão de toneladas por ano, sempre em conformidade com as legislações ambientais.
Segundo o Ministério da Agricultura, a Caltins está no topo da classificação do calcário agrícola devido à qualidade da sua matéria-prima e fabricação com rigoroso processo de moagem em equipamentos modernos e automatizados, que proporcionam a granulometria ideal. A Caltins está entre as 200 maiores minas brasileiras. Além do calcário dolomítico, oferece brita siderúrgica e brita para construção civil – brita 0, brita 1 e pó de brita. Com localização privilegiada, a 120 km do principal acesso ao entreposto de Colinas do Tocantins, a Caltins permite fretes otimizados e carregamento automático de seus produtos.
Disponível em: jdemito.com.br/caltins
Durante a visita à mina a céu aberto os alunos foram ao mirante da empresa onde observou-se duas frentes de lavra e alguns equipamentos utilizados no carregamento e transporte do minério e estéril. O geólogo responsável da mina explicou sobre a geologia e operação da mina. Depois passou-se a visita às instalações de beneficiamento, após devidamente equipados com EPIs. Por fim, os acadêmicos conheceram a sala de controle, onde os profissionais controlavam a operação da usina.