Disciplina inovadora na graduação em Psicologia utiliza tecnologia avançada para ensinar o condicionamento comportamental sem o uso de animais vivos.
26/6/2025
Compartilhe
Na graduação em Psicologia, existe uma disciplina chamada Psicologia Experimental, na qual os estudantes aprendem na prática como funciona o condicionamento de comportamentos — um dos fundamentos da análise do comportamento.
Antigamente, essa atividade era realizada com ratos vivos, que eram condicionados a executar determinadas ações. Mas os tempos mudaram — e, com eles, a forma de ensinar também evoluiu.
Hoje, utilizamos softwares avançados de simulação, que reproduzem de forma fiel o comportamento de um rato em laboratório. Com isso, conseguimos manter o mesmo rigor científico e didático, sem utilizar animais vivos. Essa mudança está alinhada com nosso compromisso com a ética e a responsabilidade socioambiental.
A disciplina é ministrada pelo professor Antônio Hugo Rabelo, e continua sendo uma experiência marcante e transformadora na formação dos futuros psicólogos.