4ª CESTT aborda o direito à saúde do trabalhador e sua segurança no ambiente de trabalho
2/4/2025
Compartilhe
A prevenção e os agravos invisíveis relacionados à saúde do trabalhador serão os principais temas da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT) no Tocantins. O evento, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SE-TO) e o Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), tem como tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano".
TEMA: "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano"
Local: Auditório do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos UNITPAC - Avenida Filadélfia, 568, Setor Oeste, Araguaína - TO, CEP 77.816-540.
Data: 4 de abril de 2025
Horário: Das 08h às 12h e das 14h às 18h
O objetivo da 4ª CESTT é fortalecer o debate e avançar na garantia de direitos relacionados à saúde e segurança do trabalhador, permitindo que a população participe da formulação de políticas públicas. O evento também busca orientar as ações do governo, em todas as esferas da federação, para um sistema de saúde descentralizado e integrado.
Para o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a participação da população é essencial para que os gestores compreendam as necessidades dos usuários do SUS. "Isso é fundamental para direcionarmos as políticas públicas, visando à valorização profissional dos servidores e oferecendo um atendimento mais preciso à população", destacou.
O presidente do CES/TO, Raimundo de Sousa Morais, ressaltou a natureza inclusiva da conferência, destacando que o evento é aberto a todos os trabalhadores, gestores, secretários municipais, usuários do SUS e à comunidade em geral. "A participação de todos é fundamental para discutirmos políticas públicas que direcionem as ações de governo para garantir o acesso à saúde no SUS", afirmou.
A realização do evento conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS/TO), a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins (SEMS/TO) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS).