Notícias
Enfermagem

Ação da liga da liga acadêmica de enfermagem em pediatria (LAEP) orienta e conscientiza os acadêmicos do Unitpa

Compartilhe

No dia 21 de Março de 2022 às 19h, na sala NEO D4, foi realizada a palestra com o tema “Dia Internacional da Síndrome de Down” no período noturno, juntamente com os acadêmicos do curso de Enfermagem do 1º período do Unitpac, e os ligantes da LAEP (Liga Acadêmica de Enfermagem em Pediatria) e alguns convidados especiais. Além disso, a palestra foi supervisionada pelo docente   Osmar Negreiros Filho.

Logo, a psicóloga Keiliany Kellen de Jesus Sousa Lima, a “Palestrante” abordou que a Síndrome de Down é uma condição genética resultante da presença extra de um cromossomo 21 e se destaca por provocar alterações globais no desenvolvimento da criança. Uma das alterações provocadas pela Síndrome de Down é o atraso no desenvolvimento da cognição e da linguagem das crianças, incluindo alterações na sintaxe expressiva, e na emissão de morfemas gramaticais, na inteligibilidade de fala, na memória verbal, visuo-espacial e de curto-prazo e no vocabulário receptivo e expressivo.

Ademais, a intervenção fonoaudiológica, nesse contexto, minimiza os atrasos e déficits cognitivos e linguísticos que os sujeitos com SD apresentam, sendo também ativa na prevenção ou superação dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, aprimorando as habilidades comunicativas e contribuindo para a socialização desses indivíduos. O apoio da família é de grande importância para o sucesso do trabalho terapêutico, pois o ambiente familiar constitui um fator fundamental para o desenvolvimento da pessoa com SD, ocupando, também, um papel determinante no processo de aquisição da linguagem.

A palestra educativa, contou com a presença da pequena Eloise, um bebê que tem exatamente 2 meses e é portadora da síndrome. Acompanhada pela mãe Patrícia, a mesma relatou sobre a realidade da filha diante das situações do dia a dia, que sabemos que não é fácil.

 Dessa forma, usamos como metodologia a apresentação de ‘slides’ enfatizando sobre a síndrome em si, com imagens e textos e orientando que “Enquanto existir amor, não haverá diferenças”. Além de entregas de lembrancinhas.

  • Preceptora: Karina Maria Mesquita da Silva
  • Psicóloga: Keiliany Kellen de Jesus Sousa Lima CRP 23/1453
  • Ligantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Pediatria (LAEP): Dannyele Dias Araujo, Nicolle Kidma de Lucena Soares, Beatriz Alves Sales, Barbara Aquino, Taciely Lopes dos Santos, Wedila Eline, Nyveann Ellen e Carla Siqueira Almeida.

 

  • Acadêmicos do Curso de Enfermagem do 1º período: Rannielly Ribeiro, Bryna da Silva, Izadora Cristina Gomes,Beatriz dos Santos, João Augusto Coelho, Bruna de Souza, Jônata Pereira, Maichiel Pereira, Maria Eduarda Caetano, Sândilly Kawanny, Ana Beatriz Dantas, Rayany Cristiny Lima, Camila Machado, Vitória Maria, Luiz Gustavo, João Gabriel, Douglas, Livia de Sousa, Kayo Ribeiro, Graziela Morais, Geovana Gabrielly, Maria Clara, Marielly Lopes, Emelly Batista, Izadora Vieira, Liliane Ferreira e Douglas dos Santos.

 

Fonte: Coordenação de Enfermagem

Nenhuma galeria disponível.