Notícias
Bolsa Universitária

Lembre-se: exposição na web é para sempre

Compartilhe

Por Camila Passetti

As plataformas das redes sociais são ferramentas que possibilitam um relacionamento mais direto e um compartilhamento mais dinâmico e democrático de opiniões e informações. Ter liberdade de expressão é, sem dúvida, valiosíssimo, mas é preciso ser responsável em relação àquilo que é expressado. Uma vez jogada a informação na rede, não tem como voltar atrás.

Tudo fica registrado na internet, e mesmo o que ”deletamos” não some se o conteúdo se tornou ”viral”, ou seja, se, como um vírus, se propagou a ponto de não se ter mais controle. Outras pessoas copiam, enviam, postam etc.

”Coerência, respeito e bom senso são pontos essenciais a serem observados ao utilizarmos estes instrumentos. É preciso entender que tudo o que se fala na internet fica perpetuado para sempre e pode ser encontrado por qualquer um”, afirma Gabriel Rossi, especialista em marketing digital.

Segundo ele, hoje o mundo virtual se confunde com o mundo real, e está cada vez mais difícil manter a privacidade. Sua experiência mostra que uma em cada três pessoas se arrepende dos comentários feitos na web.

Portanto, a primeira dica para lidar com toda essa liberdade de expressão é pensar duas vezes antes de opinar, postar uma foto, um vídeo. Ponderar se aquilo pode ser ótimo para um grupo de amigos, mas ”pegar mal” se cair nas mãos de um recrutador.

Outra dica é sempre estar atento às políticas de privacidade dos sites, entender como suas ferramentas funcionam – como, quando e com quem as informações postadas são compartilhadas.

Emprego em risco

A força dos perfis pessoais é tão forte que, muitas vezes, pode comprometer até mesmo a imagem de uma companhia. O que, no fim das contas, põe em risco o emprego do funcionário.

Se este de alguma maneira – por meio de fotografias, comentários – ofende ou vai contra os valores da empresa contratante, em dado momento essas informações se tornam mais conhecidas e a consequência pode ser a demissão.

Para não chegar a tal ponto, é importante procurar ter em mente que o mundo o vê como pessoa e também como profissional e não descuidar da etiqueta própria do ambiente corporativo. Mas, se algum estrago for feito, algumas regrinhas básicas do mundo virtual são as mesmas do mundo real: o melhor caminho ainda é pedir desculpas.

Nenhuma galeria disponível.